Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia celebra 50 anos do 25 de Abril com música, teatro, cinema e homenagens
Notícias e Destaques 08 Abr 2024 Gaia celebra 50 anos do 25 de Abril com música, teatro, cinema e homenagens Serão ainda entregues placas evocativas a personalidades e entidades locais
 
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em conjunto com diversos parceiros, está a organizar um programa diversificado que arrancou já a 13 de março, com a inauguração da exposição «Na sequência da Liberdade», com a curadoria de Agostinho Santos, na Casa da Presidência. O início das celebrações ficou também marcado pela inauguração, a 30 de março, da escultura «A energia do 25 de Abril», da autoria de Paulo Neves, localizada na rotunda norte do Nó de Santo Ovídio. "O 25 de Abril tem a ver com a energia que havia na altura, com o ambiente que se criou, que eu tentei representar desta maneira”, referiu o artista no seu discurso. 

As comemorações prosseguem com a realização de sessões solenes nas 15 uniões e juntas de freguesia, com a entrega simbólica de medalhas alusivas a personalidades e entidades ligadas à comunidade local. Serão ainda entregues placas evocativas a personalidades e entidades locais.

Teatro, música, dança e exposições serão outros domínios de uma agenda rica, com sessões e concertos para todos. Haverá ainda espaço para o cinema, com a promoção de filmes alusivos ao período revolucionário, como «Soares é Fixe!», «Viagem ao Sol» ou «Revolução (Sem) Sangue». O dia 25 de Abril será também assinalado com um cortejo cívico de Abril, entre o Jardim do Morro e a PraÇa (Centro Cívico), e com a habitual sessão solene, às 10 horas, que este ano irá realizar-se no Quartel da Serra do Pilar, local de grande importância no dia da revolução e nos tempos que se lhe seguiram. 
Destaque ainda para Paulo de Carvalho, que se junta às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Gaia no próximo dia 13 de abril, às 21h30, num concerto em que surgirá acompanhado ao piano no palco do Auditório Municipal. O 25 de Abril tem nele um símbolo, já que é de Paulo de Carvalho a canção «E depois do adeus», a primeira senha da Revolução dos Cravos.

Numa edição direcionada para os mais pequenos, a 21 de abril, pelas 11 horas, os Concertos em Família integram as comemorações, com o espetáculo «O 25 contado e cantado pelas crianças», no Auditório Municipal de Gaia. O Coro Per Mezzo, acompanhado pela Orquestra Per Anima da Escola de Música de Perosinho, vai recordar temas e histórias evocativos desta data, com direção artística de João Costa, Sandra Monteiro e Vera Aleixo. Ainda na música, destaque para o concerto comentado «Liberdade, liberdade! – Espelho do que somos e do que queremos ser», a 12 de abril, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Gaia. A cantora Helena Sarmento idealizou este espetáculo, inserido nas comemorações, para refletir sobre os valores da Revolução dos Cravos e sobre a condição da mulher na nossa sociedade, convocando para o efeito uma equipa multidisciplinar. 

Também o desporto tem espaço nesta agenda diversificada, salientando-se a realização das Corridas da Liberdade, na Madalena, no dia 25 de Abril, com provas nos escalões feminino e masculino de benjamins, infantis, iniciados, juvenis e uma corrida da família. Ou, ainda, a 6.ª edição da Corrida da Liberdade, a 28 de abril, pelas 10 horas, com organização do «Nascidos para correr» e da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada. A prova começa e termina na avenida Diogo Leite, com percurso ao longo do rio Douro, atravessando o interior da Afurada. O evento é composto por uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, sem fins competitivos. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, "hoje, é imperativo honrar e preservar o legado de Abril. A memória da ditadura e das conquistas extraordinárias do Portugal democrático é, por vezes – vezes de mais –, esquecida. Ao fim de 50 anos, a censura, a tortura e a guerra colonial distanciam-se para o seu lugar na História. Deram lugar a um país que foi capaz de criar um Serviço Nacional de Saúde, uma Escola Pública que oferece a todos as mesmas oportunidades. Em que todos podemos votar e participar ativamente, e em liberdade, na definição do nosso futuro”.

O programa completo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Gaia pode ser consultado no site institucional do Município AQUI 
O mesmo pode, ainda, sofrer ligeiras alterações.