Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia acolheu debate sobre «Paz, Justiça e Instituições Eficazes»
Notícias e Destaques 08 Jun 2022 Gaia acolheu debate sobre «Paz, Justiça e Instituições Eficazes» Evento contou com a presença dos secretários de Estado da Justiça e da Segurança Social
 
A 7 de junho, o auditório Manuel Menezes de Figueiredo, em Vila Nova de Gaia, foi palco do 12.º de 17 debates organizados pela Fundação Inatel em parceria com os territórios, alicerçados no tema «Desafios 2030: Uma agenda para o desenvolvimento sustentável». Em Gaia discutiu-se a «Paz, Justiça e Instituições Eficazes», numa palestra que abriu com o secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, e encerrou com o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos. Houve ainda tempo para uma homenagem à associação «Corações com Coroa», uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD), que foi assim distinguida pelo papel que tem vindo a desempenhar na defesa dos direitos humanos e da cidadania plena para todos. A associação dirige-se muito particularmente ao trabalho com mulheres, raparigas e crianças, sendo o apoio, a informação e a capacitação as linhas mestras da sua intervenção.  
Num total de 17 objetivos e, por consequência, 17 debates, a Fundação Inatel tem procurado aproximar e ajustar a discussão de cada tema às especificidades e dinâmicas locais e regionais que constituem a realidade do país. Para Dário Silva, vereador da Câmara Municipal de Gaia, "se há altura em que estes temas fazem sentido, esta é garantidamente uma delas. São temáticas que nos preocupam a todos e estas discussões devem ser usadas para melhorar as sociedades. Em Gaia, temos tentado cumprir uma agenda própria que visa tratar estes assuntos e construir com a comunidade o futuro da cidade”. 
Para Lucinda Lopes, vice-presidente da Fundação Inatel, os temas agora debatidos são, infelizmente, muito atuais. "Temos evoluído muito e conseguido reduzir assimetrias no nosso país. Com a pandemia, provamos que temos instituições eficazes e que conseguimos trabalhar em rede”. Este é, por isso, um tema que deve estar em cima da mesa de discussão: "paz, justiça e instituições eficazes são um primado e devemos continuar a fazer o bom trabalho que temos feito”. De realçar que a Fundação Inatel se rege por um conjunto de princípios e valores que incluem o respeito pela vida e pela dignidade humana. Estes debates apoiados na «Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável» (uma iniciativa da Organização das Nações Unidas) são, por isso, um plano de ação ambicioso, com metas alcançáveis apenas através da criação de sinergias entre entidades de todos os setores de atividade.