Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Futuro Acreditado» aproxima jovens e tecido empresarial
Notícias e Destaques 06 Dez 2023 «Futuro Acreditado» aproxima jovens e tecido empresarial Consciencializar e promover competências de Futuro
 
O relatório final do «Futuro Acreditado», projeto Gaia Orçamento Participativo Jovem da autoria de Luís dos Santos Gouveia que se sagrou vencedor em 2019, foi apresentado no dia 29 de novembro, no Fórum de Cidadania de Canelas

O «Futuro Acreditado» teve como objetivos principais consciencializar e informar os jovens em relação às competências de futuro e trabalhar com o tecido empresarial do concelho de Gaia as competências, mentalidades e tendências dos jovens do presente.

A sessão contemplou ainda um workshop denominado «Competências de Futuro», com o objetivo de informar e seduzir os jovens para as escolhas mais apropriadas para o seu futuro.  

O «Futuro Acreditado» é um dos exemplos de que o Gaia Orçamento Participativo Jovem proporciona às diferentes juventudes do concelho a oportunidade de fazerem a diferença pela positiva. No Ano Europeu das Competências, este projeto vem evidenciar o mapa de competências mais valorizados pelos recrutadores, mas também a necessidade de os jovens estarem mais conscientes relativamente àquilo que gostam de fazer e com que se identificam, para que possam tomar decisões realmente alinhadas com o seu perfil. 

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, "este projeto foi um ponto de partida para que as escolas e empresas do concelho possam colaborar de forma mais próxima e integrada. Por outro lado, ficou evidente que é crucial para as políticas de juventude ouvir e debater com os jovens, criando redes que levem à criação diferenciada e complementar de oportunidades, de acordo com os talentos dos mais jovens”, sublinha.