Presidências Abertas - Vilar de Andorinho
Notícias e Destaques 30 Mar 2022 Estacionamento indevido e obras de expansão da linha amarela em foco O 4.º ciclo de Presidências Abertas passou por Vilar de Andorinho

Dando seguimento ao 4.º ciclo de Presidências Abertas, a 29 de março foi a vez da freguesia de Vilar de Andorinho acolher o executivo municipal que, juntamente com a equipa da freguesia, visitou, no terreno, alguns projetos cruciais a nível local. O dia começou com uma reunião de trabalho na junta de freguesia que está, aliás, a ser alvo de uma obra de requalificação, onde foram elencadas as prioridades locais, ao mesmo tempo que se lançaram os desafios para os próximos quatro anos de governação.

A visita começou na EB1 de Vilar, com uma comitiva de "pequeninos” à espera. Pelas grades da escola liam-se mensagens de esperança pela Ucrânia, mas, também no interior, reinava a esperança por uma escola com melhores condições para acolher os seus alunos. O projeto de requalificação está pronto e permitirá melhorar espaços como a cantina, a cozinha, as salas de informática e de aulas, bem como as áreas exteriores, com um parque infantil e a reabilitação do parque de jogos existente. Este projeto foi, também ele, preparado a pensar na reformulação da praceta Escultor Alves de Sousa.

A paragem seguinte foi o Pavilhão Municipal Prof. Miranda de Carvalho e, essencialmente, a área envolvente que será repensada no sentido de devolver aquele espaço público à comunidade. Por fim, a visita prosseguiu para o edifício ELOS, para acompanhamento da segunda fase da obra de requalificação, que irá dar lugar ao Centro Comunitário Vilar+. Inserido na zona de Vila d’Este, este edifício, que outrora já funcionou como um estabelecimento de ensino, está a ser alvo de um profundo processo de reabilitação. O objetivo passará por instalar gabinetes de apoio social, salas para formação, espaços destinados ao Programa Escolhas, auditório para receber eventos e um espaço reservado para um mercado social com apoio de uma cozinha.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, deu início à sessão da noite com um especial agradecimento à população e instituições locais ali presentes, garantindo que "neste arranque de mandato, nada é mais justo do que nos encontrarmos para falarmos das vossas preocupações e ouvir as críticas e impressões que têm para nos dar”.

O presidente da junta de freguesia, Serafim Teixeira, aproveitou também o momento para agradecer esta iniciativa e o tempo despendido pelo executivo nas inúmeras visitas realizadas ao longo do dia.

Foram várias as intervenções por parte da população ali presente, que centrou as suas preocupações na proliferação do estacionamento indevido, nas novas estações da linha amarela do metro, nas intervenções necessárias nas escolas, no transporte escolar, na sinalização rodoviária, no cheque-oferta de material escolar, entre muitos outros.

Em jeito de conclusão, Eduardo Vítor Rodrigues aproveitou ainda a forte presença da comunidade educativa para salientar que o processo de descentralização - que terá lugar no início de abril - irá implicar um trabalho conjunto, pois não acredita "na descentralização como municipalização, porque não é a Câmara que fica mais poderosa, somos todos nós que ficamos mais poderosos”. "As Presidências Abertas não são para pedir votos, são para agradecer os votos e a confiança das pessoas e continuar a trabalhar junto delas”, concluiu.