Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Está a nascer um jardim sensorial  no Solar Condes de Resende
Notícias e Destaques 28 Jun 2023 Está a nascer um jardim sensorial no Solar Condes de Resende Projeto, da autoria de Érica Moreira, foi um dos vencedores do GOP+Jovem 2020
 
Vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem de 2020 (GOP+Jovem), o projeto «Jardim Sensorial», da autoria de Érica Moreira, está a ser implementado no Solar Condes de Resende, estando a sua conclusão prevista para o final do próximo mês. Este jardim sensorial, que resulta de um investimento municipal de 46.500 euros, promete despertar os cinco sentidos do corpo humano, através das diferentes texturas das plantas e do solo, dos sons da água, dos pássaros, do vento, das folhas e flores, das suas cores e cheiros, num regresso ao nosso ‘eu primitivo’. Inspirada na cultura oriental e na sua relação com a Natureza e os jardins em concreto, o «Jardim Sensorial» pretende promover a harmonia e o equilíbrio, funcionando como uma terapia para toda a comunidade. Venceu na categoria «Criatividade, Cultura e Desporto» e tem como objetivo primordial, acima de tudo, promover a saúde mental e física dos seus visitantes. 

A empreitada em curso, da responsabilidade do horto «Flor do Penedo», inclui a reabilitação de um espaço público existente e sem função, numa área ajardinada, cuja vegetação e restantes elementos foram pensados para estimular o sistema sensorial humano, através do olfato, paladar, tato, visão e audição. Esta intervenção é, por isso, uma mais-valia para o concelho e para o Solar Condes de Resende, enquanto infraestrutura cultural, que será complementado por um novo espaço verde com uma vertente pedagógica e ambiental. 

O GOP+Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa, através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo, assim, a existência de uma sociedade civil forte e ativa. No total, já foram aprovados 18 projetos, num orçamento participativo jovem que é considerado como de referência a nível metropolitano, nacional e internacional. Para a edição de 2023, estão em votação, até 31 de julho, treze propostas finalistas.