Escola Municipal de Futebol de Gaia continua a crescer
Notícias e Destaques 11 Jul 2023 Escola Municipal de Futebol de Gaia continua a crescer Reforço do apoio anual com a associação Talentos de Campeão

Depois do sucesso alcançado na época anterior, não havia margem para grandes dúvidas: a parceria entre o Município de Gaia e a Associação Talentos de Campeão para a manutenção e reforço da Escola Municipal de Futebol é para continuar. Este ano, mais de 50 crianças tiveram a oportunidade de aprender e treinar a modalidade, de forma totalmente gratuita, o que conduziu a um momento de transição. A Escola Municipal de Futebol continua a alargar a sua atuação ao futebol feminino e ao futebol adaptado, fazendo de Gaia um exemplo a nível nacional.

O objetivo da escola passa, também, por preparar as crianças para os clubes de Gaia e Porto. O espírito é o mesmo. O projeto permite a prática e a aprendizagem da modalidade de forma completamente gratuita a jovens dos 7 aos 15 anos que, por dificuldades financeiras das respetivas famílias e/ou com necessidades de suporte adicional, não teriam qualquer hipótese de praticar a modalidade. Complementarmente aos treinos semanais, os atletas têm, ao longo do ano, a oportunidade de participar em torneios e convívios desportivos como forma de incentivo e reforço do espírito de grupo. O professor Raul Albuquerque, coordenador da escola, salientou que o projeto assume, assim, mais do que uma vertente desportiva, um elemento de inclusão e apoio social, acrescentando: "o nosso objetivo passa por proporcionar aos nossos alunos benefícios físicos, motores e, também, sociais, importantes no crescimento deles como meninos e meninas e na preparação para a vida adulta”.

Tendo tudo isto em consideração, a Câmara Municipal de Gaia vai disponibilizar um apoio financeiro na ordem dos 70 mil euros (valor superior ao ano passado) para o desenvolvimento do projeto com estes novos desafios.