Notícias e Destaques 29 Jun 2020 Época balnear na região Norte já começou Cerimónia de abertura contou com a presença do ministro do Ambiente, Matos Fernandes

A sessão oficial de abertura da época balnear na região Norte decorreu a 27 de junho, na praia do Senhor da Pedra, e contou com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. O início foi marcado pelo hastear da bandeira azul, representando as vinte atribuídas a Vila Nova de Gaia, além das bandeiras de lotação e de Praia Acessível.
Durante a cerimónia, Matos Fernandes garantiu um investimento adicional de 500 mil euros, que será distribuído pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) às autarquias e concessionários, para assumir "eventuais despesas extra”. A Câmara Municipal de Gaia reforçou ainda, perante as dificuldades sentidas pelos concessionários, o seu compromisso relativamente à contratação de assistentes de praia, assim como o pagamento de 50 por cento das remunerações dos nadadores-salvadores.
A praia do Senhor da Pedra ocupa o 15.º lugar na lista de ocupação das praias de Vila Nova de Gaia, com capacidade para mil banhistas. Já a praia da Aguda encabeça a lista, com a lotação máxima de 5.700 pessoas, número que lhe garante também o segundo lugar na lista de ocupação máxima das praias da região Norte. Com um arranque tardio em relação a 2019, a época balnear nas praias costeiras do Norte vai também terminar mais cedo, a 30 de agosto, quando no ano passado se prolongou até 15 de setembro.
Ao longo deste verão, os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e o afastamento de três metros entre guarda-sóis, toldos ou colmos. Além deste distanciamento físico de segurança, os cidadãos devem cumprir as medidas de etiqueta respiratória e proceder à limpeza frequente das mãos, bem como evitar o acesso a praias com ocupação elevada ou plena, informação que irá ser atualizada de forma contínua, em tempo real, na aplicação InfoPraia, na página da internet da APA e através de semáforos instalados nas praias.
Durante a cerimónia, procedeu-se igualmente à assinatura do contrato interadministrativo entre a APA e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para a reabilitação da obra de defesa ribeirinha e alimentação artificial de praias, que pretende evitar a erosão das margens entre as quintas dos Cubos e dos Frades.