Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
«Diz não à violência no namoro”
Notícias e Destaques 14 Fev 2024 «Diz não à violência no namoro” Gabinete de Juventude realizou conferência de sensibilização
 
A violência no namoro é um problema sério que afeta um grande número de jovens em todo o mundo. O Gabinete de Juventude de Gaia, através do projeto «Diz Não à Violência no Namoro», tem vindo a sensibilizar os jovens do concelho no sentido de os capacitar para serem agentes de mudança e cultivarem relações saudáveis. Neste contexto, realizou-se, a 14 de fevereiro, celebrizado como Dia dos Namorados, uma conferência dedicada a este tema que contou com a presença de cerca de sessenta jovens.

Numa conversa informal, foram partilhados dois testemunhos de jovens que fizeram parte do projeto, bem como de técnicas da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O evento contou, ainda, com um momento de dança protagonizado pela Academia de Dança de Gaia, em que foi retratada uma relação abusiva que inaugurou a exposição das campanhas criadas pelos 280 jovens participantes no projeto.

Para além de conhecimento, partilha e desmistificação de crenças, o «Diz Não à Violência no Namoro» pretende colocar os jovens no centro do plano de ação, criando campanhas de prevenção da violência no namoro com o objetivo de se aumentar a eficazes e o impacto junto do grupo de pares. 

"O melhor meio para se agir é na prevenção e nunca na emergência. Esta iniciativa enquadra-se num roteiro que realizamos de forma regular e que se destina ao fortalecimento da mensagem das relações saudáveis junto dos jovens”, salienta Elísio Pinto, vereador da Juventude.