Construção da nova junta de Arcozelo vai começar
Notícias e Destaques 25 Set 2023 Construção da nova junta de Arcozelo vai começar Lançada primeira pedra da obra inaugural do MasterPlan

A população de Arcozelo assistiu, a 23 de setembro, ao lançamento da primeira pedra do edifício da junta de freguesia, um primeiro passo para a concretização do MasterPlan delineado para este território. A cerimónia foi presidida por Eduardo Vítor Rodrigues, que destacou que "este masterplan não é mais do que desenhar um território relativamente mais vasto do que o terreno do edifício da junta de freguesia e dar-lhe coerência, para que possamos hoje saber aquilo que vamos fazer amanhã, para que possamos planear, para que possamos organizar recursos, porque de cada coisa que fazemos devemos prestar contas”. "Na verdade, o que temos aqui é um trabalho de reorganização integral de um espaço enorme, muito maior do que qualquer centro cívico, e que se tornará um espaço que se constrói por peças organizadas, e não por ímpetos”, acrescentou, congratulando-se pela "partilha de um momento importante para todos” vivida nesta cerimónia.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou que "o lançamento da primeira pedra de uma obra é, neste momento, a coisa mais importante que temos. Porque, sem praticamente qualquer exceção, demora mais tempo a materializar todo o processo burocrático, os procedimentos de contratação, para chegar ao momento do lançamento da obra, do que a sua concretização”, lamentou. O autarca recordou, ainda, outras intervenções levadas a cabo em Arcozelo nos últimos anos, como o conjunto de intervenções na rede viária, a valorização de espaços icónicos da freguesia, ou classificação da escola EB1 de Sá como edifício de interesse municipal, que avançará em outubro.

Por sua vez, a presidente da Junta de Freguesia congratulou-se pelo avanço de uma "obra há muitos anos desejada”, que representa "o concretizar de um sonho”. Maria Adelina Pereira salientou que o novo edifício permitirá "prestar serviços de melhor qualidade e com melhor atendimento” à população, recordando que "uma das prioridades deste executivo era a construção de um novo edifício de junta e a cedência do atual imóvel ao Centro Social de S. Miguel” – que assim regressará às suas instalações –, bem como "redimensionar o centro cívico de Arcozelo”.

"Conseguimos, em seis anos, aquilo que outros não fizeram em mais de trinta. Vamos usufruir desta obra e vamos continuar a trabalhar com o mesmo empenho para que as obras possam surgir”, declarou a autarca, destacando ainda o "excelente apoio do município, que fez com que as nossas pretensões fossem acontecendo”.

O MasterPlan de Arcozelo é um plano para a revitalização da zona central da freguesia que compreende o prolongamento da avenida João Paulo II, a reformulação da rede viária adjacente, a construção do edifício da junta de freguesia e do edifício da GNR, a requalificação dos espaços contíguos ao cemitério, a reformulação do centro social e a construção de zonas verdes para parques de autocaravanas, circuito de manutenção, entre outras ações. Uma das mais-valias apresentadas por este MasterPlan é o aumento dos espaços públicos, potenciando a sua utilização pela população e promovendo o aumento da sua qualidade de vida.