Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Conheça o trabalho que Gaia tem feito com a população migrante
Notícias e Destaques 16 Dez 2022 Conheça o trabalho que Gaia tem feito com a população migrante Dia Internacional dos Migrantes
 
A questão da integração social dos migrantes em Portugal é uma questão que envolve a sociedade em geral. A integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento é um processo complexo e multifacetado. Existe um esforço de adaptação e inserção dos imigrantes, mas também compete à sociedade portuguesa, desde a sociedade civil até às instituições do Estado, proporcionar a sua integração. A população imigrante é considerada desfavorecida e particularmente em risco de exclusão social em quase todos os Estados membros da EU (Rubin et al, 2008). As estatísticas e pesquisas a nível europeu, referentes ao panorama da Imigração na Europa, mostram a situação desfavorável em que se encontra a população imigrante, na maioria dos setores da sociedade, que se reflete a nível social, político, educacional e no acesso aos serviços.
O Município de Vila Nova é um concelho que privilegia a Multiculturalidade no seu território e no âmbito do trabalho social que desenvolve, diariamente, conta com inúmeros projetos e parceiros que implementam iniciativas consideradas prioritárias para a inclusão das Comunidades Migrantes, tais como:
 
ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL (ASI)
Organização Não Governamental cuja missão é a promoção da igualdade de oportunidades entre géneros e da integração de migrantes na sociedade portuguesa, desenvolvendo várias iniciativas e projetos para prestação de serviços de carácter social, cultural, económico e jurídico à comunidade, entre eles:
CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes
O município de Gaia abrangido pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Porto que, em parceria com a ASI, promove, por um lado, uma intervenção itinerante com atendimentos à comunidade nas instalações da Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e nas Juntas/Uniões de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, Vilar de Andorinho e São Félix da Marinha e, por outro lado, disponibiliza apoio online mediante plataforma própria.
Contactos:  223 742 400   I   claimportoitinerante@gmail.com
Localização:  Av. Da República, 757   I   4430-201  Vila Nova de Gaia
 
GAIA INTEGRA
Projeto financiado no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), no âmbito do qual foram desenvolvidas duas plataformas informáticas de facilitação da integração de migrantes. Websites:
Gaia Integra - acessível em diversas línguas, com informação relevante e atualizada para potenciais migrantes nos seus países de origem (site:  https://asigaiaintegra.home.blog/)
Gaia Integra II - disponibiliza uma série serviços e conteúdos informativos de apoio às comunidades migrantes com maior representatividade no município de Gaia, nomeadamente migrantes oriundos de Angola, Brasil, Ucrânia e Venezuela  (site:  https://geral1701.wixsite.com/gaiaintegra2)
Contactos:  (+351) 962089493   I   geral@asi.pt
 
PROJETO ESCOLHAS
Programa nacional que promove diversas ações de inclusão escolar e educação não formal, de formação profissional e empregabilidade, de cidadania e dinamização comunitária, de inclusão digital e de empreendedorismo, com o intuito de potenciar a integração de jovens migrantes. No concelho de Vila Nova de Gaia, estão a ser implementados 4 projetos Escolhas.
 
CHECK-IN – ENTRADA PARA O SUCESSO E CHECK-OUT – SAÍDA PARA O FUTURO
Entidade Gestora:  Instituto de Desenvolvimento e Inclusão Social  
Contactos:   220 994 068  |  913 748 819  I  geral@idis.pt
Localização:  Rua Eng. Adelino Amaro da Costa, 15, Sala 1.1  I  4400-134 Vila Nova de Gaia
 
ESCOLHE VILAR
Entidade Gestora:  Streets Soul  
Localização:  Rua de Vila D'Este, 275  I  4430-569 Vilar de Andorinho
 
ESCOLHE AMAR+
Entidade Gestora:  AMAR GAIA – Associação para o Desenvolvimento de Gaia
Contactos:   223 753 369  I  925 605 656  I  geral@amargaia.pt
Localização:  Rua Diogo Cão, 257  I  4400-106  Mafamude  (Empreendimento Cabo Mor)
                      Travessa da Gândara, 210, R/Ch Dto Fr  I  4405-862  Mafamude  (Empreendimento Ruy de Carvalho)
 
INSTRUÇÃO É INCLUSÃO
Entidade Gestora:  Abrigo Seguro
Contactos:   227846520  I  926447438  I  abrigoseguro@gmail.com
Localização:  Rua da Fraternidade, 70  I  4430-835  Avintes
 
GABINETE DE APOIO AO EMIGRANTE (GAE)
Resultante do protocolo de colaboração firmado entre o Município de Vila Nova de Gaia e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, o GAE surge para dar apoio aos cidadãos que pretendem emigrar e os que se encontrem a residir e a trabalhar nos países de acolhimento; apoiar, incentivar e acompanhar os cidadãos que regressam definitivamente ao país de origem; divulgar toda a informação relevante para o pleno exercício dos seus direitos e deveres; promover projetos de investimento e desenvolvimento locais, bem como o associativismo e o reforço do conhecimento da cultura portuguesa.
Contactos:  223 742 400
Localização:  Espaço A Praça Rua 20 de junho I  4430-256  Vila Nova de Gaia
 
ENFEM
Projeto europeu, financiado no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e promovido em Portugal pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), que visa proporcionar oportunidades para a criação e/ou desenvolvimento de redes multistakeholder locais, nos 10 países parceiros, compostas por autoridades locais, agentes sociais, entidades empregadoras, ONG’s e organizações lideradas por mulheres migrantes de países terceiros, tendo como documento estratégico o plano de ação da UE sobre integração e inclusão 2021-2027 e como missão a integração socioprofissional das mulheres migrantes.
 
GAIA INCLUI-TE
Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, promovida pelo Clube Jovem Almeida Garret, e  financiada pelo Portugal Inovação Social. Esta iniciativa conta com o apoio e investimento social do Município de Vila Nova de Gaia.
Este projeto desenvolve uma intervenção holística junto de migrantes residentes no concelho Gaia,  promovendo a sua integração na comunidade a nível académico, psicológico, social, familiar, desportivo e comunitário, mediante uma intervenção multidisciplinar, focada nas necessidades das crianças/jovens e suas famílias.
Localização:  Praceta Dr. José Sampaio  I  4400-090 Vila Nova de Gaia