Centro Comunitário Vilar+ já está a funcionar
Notícias e Destaques 21 Jul 2023 Centro Comunitário Vilar+ já está a funcionar Resposta social inovadora em Vilar de Andorinho

Vilar de Andorinho dispõe de uma nova resposta social: o Centro Comunitário Vilar+, erguido na zona de Vila d’Este para potenciar o bem-estar das famílias e da comunidade, promovendo oportunidades em diferentes vertentes. Este centro vai permitir à Junta de Freguesia estar mais próxima desta comunidade, incentivando uma maior participação da população e reforçando o impacto positivo da intervenção das instituições na comunidade local, graças ao trabalho na eliminação do estigma e marginalidade associado a esta urbanização.

Instalado no antigo edifício Elos, totalmente reabilitado pela Câmara Municipal de Gaia, este equipamento foi inaugurado a 21 de julho pelo presidente da autarquia, que enalteceu que o Vilar+ "vale por aquilo que conseguir lançar de redes, para este lugar, para a freguesia e para o concelho”, pelo "que conseguir criar de relações” com a comunidade. Para Eduardo Vítor Rodrigues, é desta forma, trabalhando em rede entre instituições e as pessoas, que "conseguimos construir um mundo melhor” e tem de haver "um compromisso coletivo que se faz a partir deste tipo de respostas sociais”.

O Centro Comunitário Vilar+ pretende afirmar-se como uma resposta social inovadora e diferenciada, numa perspetiva de proximidade, dinâmica e flexível, onde as pessoas possam aprender e partilhar saberes e talentos e a colaborar entre si, contribuindo para o funcionamento e bem-estar da organização. Assente nos valores da solidariedade, do respeito e ética, da confiança, da responsabilidade, da colaboração e da integração/cidadania/igualdade, este equipamento será constituído, além de gabinetes de apoio, por:
  • "oficinas com arte” (madeiras, tecnológica e corte e costura, num total de quatro salas), com o objetivo de capacitar jovens e adultos em áreas-chave e da sua integração no mercado de trabalho;
  • oficina dos tachos, com cozinha e sala polivalente (refeitório), para formação em cozinha/pastelaria;
  • oficina da terra, nas áreas exteriores, assegurando formação em agricultura e hortas comunitárias, com o objetivo de capacitar para a gestão partilhada, a autossuficiência alimentar das famílias, a valorização da agricultura biológica e a educação ambiental;
  • mercado social, centrado na venda dos produtos resultantes das oficinas, como mobiliário restaurado, produtos agrícolas e refeições, com as receitas obtidas do público geral a reverterem para o apoio às famílias mais vulneráveis. O modelo de transações apresenta-se como um sistema inovador, permitindo a criação de uma rede solidária e garantindo o anonimato de quem dá e de quem mais precisa.
Além destas, haverá a oficina de monos, para sensibilizar e capacitar a comunidade para a preservação e restauro de móveis e eletrodomésticos; a oficina do campo, que promoverá workshops relacionados com a autossuficiência alimentar; a oficina de trapos, visando capacitar os formandos de técnicas de costura por forma a serem capazes de executar pequenos arranjos e modificações de vestuário ou dar nova vida às peças de vestuário e outras; e a «Salsada na Cozinha», um ateliê temático na área da culinária, pastelaria e padaria.

Será, ainda, implementado o projeto «+Valor», pensado para capacitar e promover a autonomia das famílias multiproblemáticas com filhos menores em idade escolar. Este projeto foi executado, em fase-piloto, em 2015 e tem como objetivo primordial capacitar as famílias para a resolução dos seus problemas e para a reconstrução do seu projeto de vida, sendo esperada uma maior responsabilização da família pelos seus problemas, no aumento das suas competências, na diminuição da replicação de modelos aos seus filhos e no estabelecimento de prioridades.

Finalmente, este centro acolherá, também, um espaço intergeracional, onde, numa parceria com a Academia Sénior de Vilar de Andorinho, se realizarão atividades ligadas às oficinas do centro comunitário, promovendo a partilha de saberes.

O Centro Comunitário Vilar + será gerido pela Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, em articulação com parceiros como a Câmara Municipal de Gaia, o IEFP, o PSI Porto e os parceiros da comissão social de freguesia. A sustentabilidade do seu funcionamento será assegurada por recursos próprios provenientes das receitas do mercado social, das atividades da Academia Sénior de Vilar de Andorinho, bem como os valores provenientes das oficinas. Toda a atividade do centro assenta num ciclo de retroalimentação, em que os materiais e outros recursos são mantidos dentro da economia, sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, permitindo assim criar mais valor. Desta forma, contribui-se para o modelo de economia circular, aplicando os dez "R”.