Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Câmara cria fundo de recuperação para juntas de freguesia
Notícias e Destaques 16 Mai 2022 Câmara cria fundo de recuperação para juntas de freguesia Medida tem a dotação máxima de 390 mil euros
 
Chama-se Fundo de Apoio à Recuperação Covid-19 – Juntas de Freguesia (FARC-JF) e tem um montante global de 390 mil euros. Destina-se às juntas e uniões de freguesia do concelho e tem como objetivo minimizar os efeitos negativos provocados pela pandemia de covid-19. A distribuição das verbas pelos territórios será feita de acordo com a dispersão populacional, adotando-se uma discriminação positiva face à alta densidade populacional. 

Estes financiamentos serão aplicáveis nas seguintes intervenções: promoção de atividades com população sénior que fomentem o envelhecimento ativo, o combate ao isolamento e a estimulação cognitiva; atividades que promovam a rede social e o sentido de comunidade, contribuindo para a interação dos indivíduos e aumentando o bem-estar psicológico, nomeadamente o desenvolvimento de atividades recreativas e culturais potenciadoras de convívio social e dinamização das economias locais; implementação de programas destinados à primeira infância e juventude que promovam a prática desportiva, combate ao sedentarismo e à adoção de hábitos de vida saudável; medidas de apoio social à população vulnerável diretamente afetada pela pandemia de covid-19; medidas de apoio a instituições (sociais, escolares e outras) envolvidas no trabalho da rede social em tempos de pandemia. 

O FARC-JF tem um caráter excecional e temporário, esgotando-se com a distribuição da totalidade do montante definido como financiamento.