Notícias e Destaques 06 Mai 2019 Autarquia vai lançar concurso para restauro da Capela do Senhor D’Além Custo da obra, a ser suportado pela Câmara, rondará os 150 mil euros

A Câmara Municipal de Gaia vai lançar um concurso para o restauro da Capela do Senhor D'Além, equipamento localizado na escarpa da Serra do Pilar que se encontra em estado de degradação. O projeto de recuperação está a ser conciliado com a Diocese do Porto (proprietária do edifício) e o custo da obra, a ser suportado pela autarquia, rondará os 150 mil euros, estando integrado nas candidaturas do município no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
Em causa está um equipamento cujo arranjo esteve integrado num projeto da Mystic Invest, empresa do universo Douro Azul, para a construção de um hotel de cinco estrelas na escarpa da Serra do Pilar, empreendimento que aguarda um parecer da Direção Regional da Cultura do Norte.
A Capela do Senhor D'Além é um património religioso propriedade da Diocese do Porto, estando a sua génese assente numa imagem do Senhor Crucificado que data de 1140, enquanto a última celebração das Festas do Senhor D'Além data de 1997.