Autarquia dá apoio para dinamização sociocultural das freguesias
Notícias e Destaques 16 Jun 2023 Autarquia dá apoio para dinamização sociocultural das freguesias Será disponibilizada uma verba global de 390 mil euros

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai estabelecer um acordo de colaboração com as juntas e uniões de freguesia para apoio à dinamização sociocultural, no montante total de 390 mil euros. A proposta será discutida na reunião do executivo municipal, no próximo dia 19 de junho.

"Entre outras atribuições, compete às juntas de freguesia promover e executar projetos de intervenção comunitárias nas áreas da ação social, cultura e desporto, bem como apoiar atividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para a autarquia”, pode ler-se no documento que será discutido. É sabido que, ao longo dos últimos anos, a parceria entre a autarquia e as juntas de freguesia tem sido fundamental para a realização das tradicionais festas de verão e de um conjunto de atividades que decorrem nos meses mais quentes do ano e que têm contribuído para a promoção das tradições culturais de cada território. Estas iniciativas para a população em geral, e em particular para grupos mais vulneráveis da sociedade como crianças e idosos, têm assumido um papel fundamental para a ocupação de tempos livres, confraternização, reforço de laços sociais e promoção da saúde mental.