Autarquia aluga pavilhões para futuras oficinas municipais
Notícias e Destaques 04 Abr 2023 Autarquia aluga pavilhões para futuras oficinas municipais Novos espaços localizam-se na Estrada Nacional 222

Foi aprovado em reunião de Câmara, realizada a 3 de abril, o contrato promessa de arrendamento para fins não habitacionais de bem futuro, com condições resolutivas, entre o Município de Gaia e o Fundo Especial de Investimento Fechado Gaia Douro, de dois pavilhões na Estrada Nacional 222 onde ficarão instaladas as Oficinas Municipais. O Fundo em questão irá comprar os dois pavilhões, por cerca de três milhões de euros, arrendando-os à autarquia. "O fundo tem disponibilidade financeira para o fazer e o modelo de renda resolúvel permitirá à autarquia ficar com os espaços ao fim de 12 anos”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

O objetivo passa por melhorar a operacionalização dos serviços, libertando o atual espaço ocupado, junto ao Quartel dos Bombeiros Sapadores de Gaia, na Avenida Vasco da Gama, uma zona muito condicionada, sobretudo em horas de maior trânsito. Nos novos pavilhões - havendo ainda a possibilidade de construir um terceiro de raiz -, ficarão acomodados os cerca de 700 trabalhadores das oficinas municipais, bem como veículos e respetiva maquinaria de apoio à execução das funções. Está também em cima da mesa a possibilidade de criar outra acessibilidade, nomeadamente uma ligação direta à autoestrada.

Para o local atual das oficinas, está a ser idealizada uma nova biblioteca municipal, um arquivo municipal, bem como um centro de incubação, mas nenhum projeto está fechado.