Assinado contrato de cooperação para obras na GNR de Avintes
Notícias e Destaques 29 Mai 2023 Assinado contrato de cooperação para obras na GNR de Avintes Intervenção terá um custo aproximado de 664 mil euros

O auditório da junta de freguesia de Avintes acolheu, a 29 de maio, a cerimónia de assinatura do contrato de cooperação interadministrativo para as obras de reabilitação do posto territorial da Guarda Nacional Republicana de Avintes. Este investimento de 664 mil euros integra um pacote mais amplo, a nível nacional, que se refere à Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança que prevê, até 2026, investimentos de 607 milhões de euros, dos quais mais de 27 milhões já foram contratualizados com os municípios no último ano, tal como adiantou José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna (MAI).

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, a intervenção que será realizada no posto territorial de Avintes é um novo paradigma do trabalho do MAI, que deveria ser alargado a todas as estruturas de idêntica natureza. Existe uma "tendência de olhar para os equipamentos no dia da inauguração, bonitos, bem apresentados, novos”, e outra tendência de olhar para eles "quando já estão numa fase muito difícil, às vezes de pré-colapso” (…) Falta-nos, no intermédio, um trabalho de manutenção que é absolutamente decisivo”, que é o que será feito no edifício em questão. Assim, além de assegurar a obra de reabilitação do imóvel da propriedade do Município de Gaia, o contrato garante, ainda, a posterior cedência, passando a GNR a ter um local ajustado à sua atividade, dotado de condições de funcionalidade e operacionalidade.

Fazendo um balanço do que tem sido feito nos últimos quatro anos, o autarca falou de uma ação "muitas vezes, invisível”, de projeto, que aos poucos foi ganhando solidez. "Este trabalho levou-nos a uma pequena intervenção em Lever; a uma intervenção mais substantiva nos Carvalhos e a um projeto que nos orgulha a todos que é o novo posto de Arcozelo”, referiu.
Para o 2.º Comandante-Geral da GNR, Maurício Raleiras, "as intervenções em Avintes irão, certamente, ao encontro das expetativas da Guarda e dos seus efetivos que, diariamente, procuram dar resposta às necessidades de segurança das populações. A assinatura deste contrato mostra que os cidadãos poderão continuar a contar com uma Guarda que é capaz de se renovar para dar uma resposta cabal aos anseios da comunidade que serve”.

Gaia reduz 13% em criminalidade participada
Para José Luís Carneiro, o protocolo em questão simboliza mais um objetivo cumprido no que diz respeito ao desenvolvimento do Município de Gaia. "Estamos no Município que, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, teve uma das descidas mais expressivas ao nível da criminalidade participada, ou seja, Vila Nova de Gaia teve menos 13% de criminalidade participada em 2022, comparando com 2019, que é o ano anterior à pandemia. Este é um dos mais importantes sinais de coesão e de desenvolvimento na medida em que a segurança é fator essencial à realização das liberdades, direitos e garantias dos cidadãos. É esse o objetivo maior do trabalho que desenvolvemos todos os dias: trabalhar para que Portugal esteja entre os países mais pacíficos do Mundo”, afirmou o governante.