Arranque das tertúlias sobre saúde mental
Notícias e Destaques 10 Fev 2024 Arranque das tertúlias sobre saúde mental Inseridas no Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental - Feliz(Mente)

Arrancaram, no passado dia 9 de Fevereiro, as Tertúlias sobre Saúde Mental, na Biblioteca da EB 2/3 Soares dos Reis, com uma Tertúlia com Pais, sob o tema: "Ansiedade: como lidar?". Neste momento de partilha, Elisa Veiga (Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Católica Portuguesa) focou-se em questões mais práticas e respondeu às várias dúvidas levantadas, como por exemplo: a que sinais e comportamentos devem estar atentos os pais; como abordar este tema da ansiedade com os filhos; que estratégias, pistas e boas práticas existem para ajudar os  filhos a ultrapassar momentos de maior ansiedade.

Esta tertúlia foi um momento marcado não só pela exposição de informações e conhecimentos, mas também pela partilha de experiências e emoções entre os pais, especialmente as relacionadas com a ansiedade enfrentada pelos filhos. Também se abordaram aspetos sociais e culturais (tanto da realidade atual em que vivemos, como dos anos de escolaridade dos pais) que podem influenciar a ansiedade que filhos e pais sentem no seu dia-a-dia, bem como a sua disponibilidade para lidar com este problema. A interação entre os participantes foi notável, tendo inclusive havido um feedback muito positivo e marcado por notas de agradecimento, interesse e motivação para o trabalho nesta temática por parte de todos, refletindo de forma positiva a importância e o impacto deste encontro.