Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Arcozelo vence Marchas de São João
Notícias e Destaques 17 Jun 2023 Arcozelo vence Marchas de São João Milhares de pessoas assistiram ao desfile no Cais de Gaia
 

A freguesia de Arcozelo, representada pela Academia das Artes de Arcozelo, venceu, no dia 17 de junho, a 26.ª edição das Marchas de São João de Gaia. Nos segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, Avintes (com a atuação da Associação Cultural e Musical – ACMA) e a freguesia vencedora da edição anterior em 2022, Santa Marinha e Afurada, com a Tuna Musical de Santa Marinha.

Como é habitual, o espetáculo começou com a entrega dos prémios das marchas do ano passado. A noite, testemunhada por milhares de pessoas, encheu-se de música de cor, numa edição que contou com a participação de nove freguesias, que atuaram pela seguinte ordem: Pedroso e Seixezelo, Vilar de Andorinho, Canidelo, Madalena, Mafamude e Vilar do Paraíso, Arcozelo, Avintes, Sandim, Olival, Lever e Crestumae e Santa Marinha e Afurada. Cada uma foi avaliada em diversos parâmetros, desde a letra e a música ao guarda-roupa, coreografia e cenografia.

A grande vencedora, a Academia de Artes de Arcozelo, contou com 47 elementos, naquela que foi a sua terceira participação nas marchas. Nota ainda para o concerto de Teófilo Granja e a participação especial dos Mareantes do Douro, que abriram o desfile perante as bancadas repletas de público.

O júri nomeado para as Marchas de São João 2023 foi constituído por José Manuel Silva e Maria José Santos (letra), Joana Oliveira e Ramiro Lopes (música), Rosa Pinto e Paula Neves (guarda-roupa); Vasco Otero e Cláudia Eiras (coreografia); José Silva e Filipe Rodrigues (cenografia); e José Luís Ribeiro (cronometrista).