APPACDM está há 50 anos a fazer a diferença em Gaia
Notícias e Destaques 20 Mar 2023 APPACDM está há 50 anos a fazer a diferença em Gaia Data foi assinalada com sessão no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo

A 18 de março, o Auditório Manuel Menezes de Figueiredo acolheu a cerimónia comemorativa dos 50 anos da delegação de Gaia da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). Foi a 18 de março de 1973 que a APPACDM inaugurou o Centro da Rasa, o primeiro equipamento em Gaia dedicado a apoiar o deficiente mental e a promover a sua integração social. Atualmente, a instituição tem várias respostas, nomeadamente a Intervenção Precoce na Infância, o Socioeducativo, vários Centros de Atividades Ocupacionais, dois lares residenciais e Centros de Recursos para a Inclusão e Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades, desenvolvendo ainda apoios no âmbito do programa municipal Gaia Aprende+(i). A instituição dá resposta a cerca de 500 utentes e emprega mais de cem colaboradores.

Joaquim Queirós, presidente da direção da instituição, começou a sua intervenção, fazendo uma reflexão sobre o que têm sido estas últimas cinco décadas: "Nestes 50 anos, tivemos muitas vivências e experiências, mas também muito cuidado e interesse pela resolução de problemas e situações que vão surgindo no dia a dia. Olhar para o passado sempre foi, é e será importante porque ao enfrentarmos o presente, olhando para o passado, vamos encontrar experiências que nos vão ajudar e vão servir de bons exemplos”.

"Estamos a comemorar 50 anos de vida, aliás, de muitas vidas. Cada sorriso conquistado (fazendo referência a um quadro oferecido no início da cerimónia) dá anos de vida aos colaboradores, aos pais e aos dirigentes. Este é um trabalho inacabado e que não se pode fazer sozinho. E, no fundo, hoje estamos aqui também a comemorar esta rede de parceiros que trabalha pelo mesmo fim: criar igualdade e construir sorrisos”, afirmou Patrocínio Azevedo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia.