Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
A sabedoria do Mestre Cargaleiro encantou Gaia
Notícias e Destaques 19 Abr 2023 A sabedoria do Mestre Cargaleiro encantou Gaia Artista visitou a sua exposição na Casa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo
 
«Pintar a Luz, Viver a Cor» é uma imponente retrospetiva da pintura a óleo de Manuel Cargaleiro, composta por 61 obras pertencentes a colecionadores particulares, muitas delas nunca vistas pelo público. A exposição foi inaugurada a 1 de abril, na Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo e estará patente até 18 de junho. 

Na impossibilidade estar presente no momento da inauguração, Manuel Cargaleiro visitou aquela que considera uma exposição única nos dias 17 e 18 de abril e encantou os presentes com a sua sabedoria e a sua visão ligeira e encantadora sobre a vida. "Esta exposição é nova para mim e totalmente inédita. É surpreendente até (…) Gostei muito de reencontrar quadros meus que fiz há 30 ou 40 ou 50 anos. Nunca mais os vi. A forma como esta exposição está montada é uma novidade em Portugal”, transmitiu o artista de 96 anos que, atualmente, divide a sua vida entre Paris e Sintra.

Depois de Paula Rego, Vieira da Silva e Amadeo de Sousa Cardoso, ou ainda, de Cruzeiro Seixas ou Armanda Passos, entre outros, a Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo acolhe uma parte muito significativa e especial do trabalho de Manuel Cargaleiro, dando a conhecer à comunidade a obra de mais um grande nome das artes e da cultura nacionais. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "Manuel Cargaleiro brinda-nos com uma simplicidade que marca e que nos transporta para um amor pela arte que poucos têm. É uma honra para Vila Nova de Gaia ser palco deste trabalho, dando o privilégio a todos os interessados de conhecer a obra de um artista para quem o otimismo é o segredo da longevidade”. 

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.