Eventos 18 Mai a 11 Jun 2022 Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900 Cais de Gaia
Esta exposição propõe uma viagem no tempo, precisamente aos anos em que o cinema se tornou um espetáculo popular. Tem como objetivo transportar o visitante para o ano 1900, com os seus espetáculos de rua e ambiente de festa. Foi nesse contexto que o cinema tomou forma como espetáculo: diversão e emoções. E em grande parte isso foi graças a um homem, Georges Méliès, que soube entender o que as pessoas queriam e como fazê-las sonhar e distrair-se. Os seus filmes abriram o caminho que seguiram os primeiros cineastas, na Europa e nos Estados Unidos. Os diferentes espaços e recursos expositivos - fotografias, cartazes, filmes de Méliès e audiovisuais - revelar-nos-ão como era o mundo e o lazer em 1900, bem como os pontos-chave para compreender a importância de Georges Méliès.

No âmbito desta exposição são oferecidas visitas guiadas gratuitas a todos os alunos. Os docentes poderão reservar dia e hora para a visita guiada, adaptada ao nível educativo dos seus alunos, tendo em consideração a duração e o número máximo de pessoas por grupo.

A exposição é organizada pela Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Abertura público geral:
De segunda a sexta-feira, 12h00-13h30, 16h00-20h00
Sábados, domingos e feriados de 10h00-13h00, 16h00-20h00

Visitas guiadas para grupos escolares e outros coletivos:
De segunda a sexta-feira, 9h00-12h00, 14h00-16h00

Visitas comentadas para público geral:
De segunda a sexta-feira, às 18h00
Sábados, domingos e feriados, às 11h00 e às 18h00

Capacidade limitada
Duração: aproximadamente 1 hora
A visita à exposição deverá ser agendada através do número de telefone 215 562 495 (informação e reservas).