Exposição «Comunidade em Histórias»
Eventos 10 Mai a 05 Jun 2022 Exposição «Comunidade em Histórias» Centro Cívico
Dia 10 de maio, pelas 18 horas, será inaugurado no Centro Cívico (junto à Câmara Municipal de Gaia), a exposição «Comunidade em Histórias» - Memória dos lugares e pessoas de Gaia.

Empenhada na promoção de uma democracia participada e próxima dos cidadãos, a Câmara Municipal de Gaia desenvolve os projetos PDM Participativo, Meu Bairro Minha Rua e Ubuntu no Bairro, que se encontram nas histórias de cada gaiense. Ouvir as pessoas, conhecer a história dos locais pela voz dos que os habitam, resgatar e preservar memórias individuais e coletivas para, a partir daí, pensar e planear a cidade, aproximando-a dos ideais daqueles que a habitam. Esta exposição, que se divide em duas partes, é um reflexo deste objetivo. Por um lado, o visitante terá um reflexo do Museu Ubuntu Gaia, um compêndio das histórias que compõem a História de Gaia. Através da voz das pessoas, atores e autores das suas histórias, contamos e guardamos a memória dos territórios, dos ofícios, das tradições, das festas e romarias. Por outro lado, teremos os Mapas de Memórias Coletivas que interpretam as histórias e memórias das pessoas que habitam os lugares, a partir de narrativas partilhadas em grupo. Permitem-nos conectar melhor cada um dos lugares dos territórios com as comunidades e as pessoas que o habitam. Contamos o passado para entender o presente e construir o nosso futuro coletivo.

A exposição estará patente ao público até 5 de junho.