Another Rose, de Sofia Santos Silva
Eventos 18 e 19 Mai 2024 Another Rose, de Sofia Santos Silva Auditório Municipal de Gaia
Auditório Municipal de Gaia
18 de maio, 21h30
19 de maio, 16h30

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica passa por Gaia com um espetáculo suscetível a gatilhos emocionais sobre violência doméstica, sexual e social.

Um eco de resistência e união
Neste espetáculo, Sofia Santos Silva propõe uma colaboração com Gulabi Gang, um grupo ativista sediado em Uttar Pradesh, no norte da Índia, procurando tornar o espetáculo numa plataforma ao serviço da missão do Gang. Gulabi Gang é um grupo fundado por mulheres como resposta à violência sistémica e discriminação generalizada de uma sociedade assente em práticas e costumes patriarcais que banalizam a violência sobre as mulheres. Sampat Pal, líder do grupo, inicia este espaço de luta, de forma a consciencializar as mulheres sobre os seus direitos constitucionais e mecanismos de defesa no combate às desigualdades de género enraizadas.
O espetáculo é um encontro à distância com estas mulheres que cantam os seus ideais de mudança e mostram os passos de uma irmandade que se unifica pela transformação. Por outro lado, destaca-se a importância de todo o tipo de irmandades, em qualquer contexto e realidade, que iniciam espaços de resistência contra a ação de prejudicarem a especificidade de cada corpo. M/16.

Ficha técnica e artística:
Criação e texto de Sofia Santos Silva, com Beatriz Baptista, Cire Ndiaye, Mafalda Tuna e Sofia Santos Silva; Colaboração e participação em vídeo de Sampat Pal Devi e Gulabi Gang; Direção musical de Martim Sousa Tavares; Música original e sonoplastia de Foque; Espaço cénico e figurinos de Sílvia Rocha; Desenho de luz Teresa Antunes; Vídeo e edição de Miguel F; Tradução e participação em vídeo de Rahul Khari; Apoio à pesquisa de Ana Guimbra; Coreografia e apoio ao movimento de Maria Inês Silva; Fotografia e edição de Anka Zhuravleva; Produção executiva de Mário Sarmento de Oliveira; Produção de Ceptro; Coprodução de Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato e O Espaço do Tempo (projeto vencedor da 4ºedição da Bolsa Amélia Rey Colaço, 2021-2022); Apoios fundo cultural de SPAutores e DGArtes – Ministério da Cultura.

Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail bilheteira.amg@cm-gaia.pt.