Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Músicas ligeiras estrangeiras

1912
It’s A Long, Long Way To Tipperary

John McCormack.
Da autoria de Jack Judge e Harry Williams, foi uma música muito popular entre os militares do exercito britânico durante a Primeira Guerra Mundial e posteriormente ganhou reconhecimento mundial, sendo encenada em teatros musicais e tocada em filmes como La Grande Illusion de Jean Renoir e Das Boot de Wolfgang Petersen. Obteve um redobrado sucesso quando interpretada por John McCormack.

1913
En avant les P'tits Gars

Harry Fragson.
Canção criada em 1913, composta por Joseph Archainbaud (1866-1941) e escrita por Lucien Boyer (1876-1942). Uma parte da letra diz " Tu viens d'avoir vingt ans et c'est l'âge où la France t'appelle. Embrasse tes parents car il faut les quitter pour elle : en avant mon p'tit gars !

1915
I Didn’t Raise My Boy to Be a Soldier

Morton Harvey.
Trata-se de uma música anti-guerra americana que influenciou o movimento pacifista que existia nos EUA antes destes entrarem para a Grande Guerra. É uma das primeiras músicas anti-guerra da autoria do letrista Alfred Bryan que colaborou com o compositor Al Pintadosi, inspirando uma sequela e algumas imitações, bem como uma série de paródias desdenhosas. Foi um sucesso em 1915, vendendo 650 mil exemplares.

1917
Over There

George M. Cohan.
Canção de sucesso de 1917 escrita por George M. Cohan. Teve um amplo sucesso entre os militares dos Estados Unidos Era uma canção patriótoca destinada a galvanizar os jovens americanos para se alistarem no exército e lutar contra o inimigo. Foi a canção mais popular durante a guerra com mais de dois milhões de cópias vendidas. Gravações iniciais notáveis incluem versões de Nora Bayes, Enrico Caruso, Billy Murray, Arthur Fields e Charles King.

1918
I'm Always Chasing Rainbows

Charles Harrison
A música é atribuída a Harry Carroll, embora a melodia resulte de uma adaptação de Fantasie-Impromptu de Frederic Chopin. As letras foram escritas por Joseph McCarthy e a música foi publicada em 1917 sendo apresentada num espectáculo da Broadway. Teve muito sucesso durante a Grande Guerra, sobretudo com Charles Harrison, em 1918, continuando a ser reinterpretada até à actualidade.

1918
K-K-K-Katy

Billy Murray
Música extremamente popular durante a Primeira Guerra Mundial. Foi escrita pelo compositor canadense Geoffrey O’Hara em 1917 e publicada em 1918. A letra fala de um soldado valente, mas estranho, chamado Jimmy, que está apaixonado pela bela Katy, para quem compra um anel de casamento antes de ir lutar para a França.