Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Escola Ciência Viva

Escola Ciência Viva
A Escola Ciência Viva de Gaia é um projeto educativo da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a funcionar no Parque Biológico de Gaia.

Na sua atividade são adaptados os recursos do parque e da nova escola ao currículo do 1º ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente de um centro de educação ambiental; neste contexto, a exploração do Parque Biológico pode ser feita de uma forma mais estruturada, orientada para as diversas temáticas emergentes, ou mais autónoma, permitindo a cativação e a sensibilização para a educação ambiental.

Na Escola Ciência Viva são desenvolvidas diferentes atividades, quer em contexto de sala de aula, quer nos dois laboratórios existentes. Nestes, destacam-se as seguintes:

COZINHA É UM LABORATÓRIO – O mundo das intolerâncias

Nesta atividade pretende-se que as crianças sejam capazes de identificar as diferenças entre intolerâncias e alergias. O que é o glúten e a lactose? Por que estão tão presentes na nossa alimentação?

LABORATÓRIO – H2O e a química
Esta atividade tem como objetivo servir de introdução a alguns conceitos da Química. O desafio é conseguir, de forma simples e cativante, explorar o conceito de reação e substância química, pH, ácido e base, assim como de que forma estes conceitos são importantes para a compreensão de fenómenos no quotidiano, na saúde humana e na preservação do nosso planeta.

ELETRICIDADE
Esta atividade pretende desafiar os alunos a explorar o mundo da eletricidade através da construção de circuitos utilizando lâmpadas, fios de crocodilo e baterias. Depois de apreendidos os conceitos, as aprendizagens são postas em prática e aplicadas na construção de um jogo divertido.

MAGNETISMO
Na natureza existem alguns materiais que apresentam a capacidade de atrair ou repelir outros pelo simples facto de estarem próximos, sem que seja necessário atuar sobre eles diretamente, isto é, aplicar-lhes uma força (puxar, empurrar, levantar, etc.). Estes conceitos são explorados nesta atividade!

Todas as semanas há ainda o «Encontro com o Cientista», que é um dos pontos altos da atividade! Neste caso, e de forma a promover a interação entre cientistas e crianças, um investigador de uma das mais diversas áreas do conhecimento é convidado a partilhar as suas experiências, as suas histórias de vida e os seus conhecimentos científicos, com a apresentação de recursos e materiais representativos da sua atividade profissional, sempre numa linguagem adaptada a crianças desta faixa etária.

Este é um programa educativo único em toda a Europa que pretende desenvolver nos alunos o prazer de aprender, experimentar e descobrir, estimulando desde cedo o contacto das crianças com o mundo que os rodeia.

Quem pode frequentar a Escola Ciência Viva?
Numa primeira fase, a Escola Ciência Viva de Gaia irá funcionar apenas para as escolas públicas do 1º ciclo do Município de Vila Nova de Gaia. As escolas serão selecionadas anualmente, por acordo comum entre a o Município, a ECVG e os Agrupamentos Escolares, sendo que existe um limite anual de inscrições.
Numa segunda fase poderá haver atividades para o público em geral. Assim que essa modalidade esteja disponível, divulgaremos a respetiva informação.

Como são selecionadas as atividades a desenvolver?
As atividades da ECVG são pré-definidas e previamente selecionadas com a escola participante, de acordo com a programação anual.

Existe algum contacto para marcações?
Não existirão, para já, marcações fora do âmbito da lista de escolas já selecionadas. Caso pretenda que a sua escola participe, deverá comunicar o interessa ao agrupamento respetivo.

Qual é o horário de funcionamento?
O horário de funcionamento normal é de segunda a sexta-feira, das 9h20 às 15h30.

A frequência da Escola Ciência Viva tem algum custo?
A participação na Escola Ciência Viva não tem custos para as escolas selecionadas, de acordo com a programação anual.