Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Serviços

Serviços
Processo Certificado 2018/CEP/5485
O AMSMB objetivamente procura a garantir continuadamente a satisfação e as expectativas dos munícipes, através da qualidade dos serviços prestados. Assim, estão já certificados os seguintes serviços

Serviço de Leitura

O serviço de Leitura tem a seu cargo o atendimento para fins de estudo e investigação, a consulta poderá ser realizada da seguinte forma: pesquisa presencial na Sala de Leitura, ou on-line na aplicação GISAINTERNET.

O pedido de pesquisa presencial é realizado através da Ficha de Leitor/Leitura (hiperligação da ficha que está neste momento disponível).

A reprodução de documentos é concretizada mediante formulação de pedido presencial, na Sala de Leitura, ou on-line através do preenchimento e envio da

Ficha de Leitor/Leitura

Horário:
Segunda-feira a sexta-feira:
  • Manhã: 9h00 às 12h30  (Admissão até às 12h00)
  • Tarde: 13h30 às 17h00  (Admissão até às 16h30)

Serviço de cedência de espaços

O AMSMB dispõe de um auditório com capacidade para 75 pessoas, equipado com sistema de som e projeção, uma sala de exposições e uma sala de reuniões com capacidade para 12 pessoas.

Estes estão destinados à promoção e divulgação do espólio do Arquivo Municipal e aos trabalhos de investigação mas que também podem ser cedidos para a realização de palestras, cursos, conferências e reuniões, bem como mostras e exposições dos ativos do Concelho.

O pedido deverá ser realizado através do balcão virtual municipal, ou através do preenchimento do REQ569 e do envio para arquivo@cm-gaia.pt.

Serviço de Gestão Documental

O serviço de Gestão Documental abarca todas as áreas de tratamento arquivístico, desde a organização e preservação do acervo documental à disponibilização da informação. Nele estão incluídas diferentes operações técnicas tais como: a incorporação; a descrição; a seleção, avaliação e eliminação documental.

A incorporação inclui a receção, limpeza, acondicionamento e instalação de documentação. A descrição é uma operação que consiste na representação exata de uma unidade arquivística, e/ou de instalação, e das partes que a compõem, através da recolha, análise, organização e registo de informação que sirva para identificar, gerir, localizar e explicar a documentação de arquivo, assim como o contexto e o sistema de arquivo que o produziu. A seleção, avaliação e eliminação documental determina o valor arquivístico e/ou histórico dos documentos de arquivo, com vista à fixação do seu destino final: conservação permanente num arquivo definitivo ou eliminação, após o respetivo prazo legal de conservação.

O serviço de Gestão Documental engloba ainda o serviço de restauro preventivo.

Serviço Educativo e Cultural

Organização de cursos, acções de formação, estágios e contactos com o meio escolar (sector educativo), organização de visitas guiadas, organização de exposições e de conferências (sector de animação cultural) produção de publicações diversas e edição de instrumentos de pesquisa.