Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Apontamento Musical



O impacto profundo que a Grande Guerra teve na sociedade europeia e, particularmente, na portuguesa, ficou demonstrado nos vários temas musicais da época.
Sendo incontornável a temática da guerra nesse período e no imediatamente seguinte, os assuntos versados nas composições musicais debruçavam-se sobre as questões da vida e da morte dos soldados, refletindo igualmente os desassossegos dos entes queridos que em Portugal os aguardavam. Foram muitos os artistas que colocaram os seus dotes musicais sob a égide da guerra, desde logo os compositores e fadistas Ercília Costa (1902-1985) e António Menano (1895-1969), ambos de reconhecido mérito naquela altura.
O sucesso de algumas canções fez com que algumas reaparecessem renovadas, como foi o caso do "Fado das Trincheiras" o qual, tendo sido composto para o filme "João Ratão" (1940), foi amplamente difundido na sequência da guerra colonial em Angola (1961), pela voz de Fernando Farinha, e sendo assumido como um dos hinos da guerra do ultramar.