Vencedores do GOP + Jovem 2023 já foram encontrados
Notícias e Destaques 02 Ago 2023 Vencedores do GOP + Jovem 2023 já foram encontrados Esta edição registou um total de 969 votos distribuídos pelas três categorias
Imagem da notícia
Os jovens de Gaia, entre 13 e 30 anos e com efetiva ligação ao concelho, votaram e decidiram. O Gaia Orçamento Participativo Jovem 2023 registou um total de 969 votos distribuídos nas três categorias a concurso. Os seis projetos vencedores vão ser inseridos no orçamento municipal para 2024 e executados nesse mesmo ano.

Na área da criatividade, cultura e desporto, o projeto mais votado foi «Trilho da Madalena: Mapeamento», de Luís Almeida, com 109 votos. Em concreto, pretende enriquecer-se o trilho já existente com referências históricas e sociais da freguesia, através de ferramentas tecnológicas. Também vencedor foi «Saúde Mental através da Arte», de Inês Villadelprat Teixeira, com 99 votos que vai definir um conjunto de workshops destinados a consciencializar o público sobre temáticas como a ansiedade, depressão ou perturbações psicóticas.

No meio ambiente e sustentabilidade, «Mar Arte», de Inês Sousa, projeto mais votado com 166 votos, propõe a reciclagem de resíduos recolhidos nas escolas do 2.º e 3.º ciclos e também nas praias do concelho. Por sua vez, «Reciclar Não tem Idade», de Mariana Moreira (99 votos), prevê a criação de pontes entre jovens e seniores para promover bons hábitos de reciclagem.

Na inclusão social, o projeto «In Dance», da autoria de Ana Sofia Almeida (113 votos), vai concretizar uma série de workshops de dança num universo de jovens com problemas físicos e mentais, bem como em jovens com menores oportunidades de acesso. Também a música vai estar bem presente no projeto «Orquestra Comunitária da Madalena», de Daniel Almeida (110 votos), uma orquestra aberta a músicos e não-músicos com um cariz social e de valorização da cultura.

Para Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia, "o Gaia Orçamento Participativo Jovem coloca os jovens no centro dos processos de decisão. Ao reservar um montante de 240 mil euros para um projeto desta envergadura, o Município assume um claro propósito de valorização da democracia, do voto e da importância que projetos de participação têm para a coesão social”.

O Gaia Orçamento Participativo Jovem tem sido apresentado em vários eventos nacionais e internacionais de referência. Em fevereiro, foi apresentado na Conferência da Plataforma Europeia da Mobilidade no Domínio da Aprendizagem, que se realizou em Munique, na Alemanha. Foi também evidenciado pela rede «Europe Goes Local» como um exemplo de boa prática de participação jovem.