Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho avança
Notícias e Destaques 09 Mai 2023 Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho avança Executivo aprovou criação de grupo de trabalho

O executivo municipal aprovou, na reunião de 8 de maio, a criação de um grupo de trabalho que terá a missão de elaborar o plano de negócios da futura Unidade Local de Saúde (ULS) de Vila Nova de Gaia/Espinho. O coletivo será composto pelos presidentes da Administração Regional de Saúde do Norte e do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, bem como pelos diretores executivos dos agrupamentos de centros de saúde (ACeS) de Gaia e Espinho/Gaia.

Está, assim, dado mais um passo para a concretização da ULS Gaia/Espinho, que, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, deverá estar homologada até ao final deste ano. "Do ponto de vista jurídico, a ULS já está criada, faltando agora tratar da sua operacionalização, mas acredito que antes do final do ano estará homologada”, esclareceu Eduardo Vítor Rodrigues. Para o autarca, a criação da ULS é "uma questão absolutamente estratégica, que vai permitir dar uma nova organização aos centros de saúde e, em simultâneo, um novo impulso ao Hospital de Gaia, traduzindo-se numa enorme mais-valia para o concelho”.

A ULS vai estar incorporada na administração no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, passando a gerir os centros de saúde, função atualmente a cargo dos ACeS. Tal permitirá uma melhor gestão e coordenação entre os serviços, adequando, por exemplo, os horários dos centros de saúde – os mais próximos do hospital mantê-los-ão, ao passo que os mais distantes deverão alargá-los –, garantindo, assim, melhor resposta às necessidades da população. Para Eduardo Vítor Rodrigues, a ULS será um aspeto "absolutamente central” para avançar para descentralização na área da saúde, definindo qual o papel do município e qual o papel da saúde.

A 24 de abril, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou que as regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo vão ter mais sete novas ULS, passando a totalizar 27 no país que assegurarão respostas em saúde a mais de metade da população. No Norte, irão ser constituídas as ULS de São João, Vila Nova de Gaia/Espinho, Barcelos, Dão Lafões (Tondela e Viseu) e do Baixo Mondego (Figueira da Foz). Na região de Lisboa e Vale do Tejo irão ser criadas as ULS do Estuário do Tejo (Vila Franca de Xira) e do Médio Tejo.