Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Uma obra que é o reflexo de uma dedicação de 183 anos
Notícias e Destaques 28 Abr 2023 Uma obra que é o reflexo de uma dedicação de 183 anos Cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro
 
«Os Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia – Da Companhia de Incêndios ao Batalhão de Sapadores (1839-2022)» é o nome de uma publicação única que pereniza a vida de uma instituição também ela única no concelho. 

Esta é a história dos Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia, corporação criada sob o nome de Companhia de Incêndios de Vila Nova de Gaia, em 1839, denominada Companhia dos Bombeiros a partir de 1857 e Corpo de Salvação Pública nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, promovida em 1982, a Companhia de Bombeiros Sapadores, e que em 2022 alcançou o estatuto de Batalhão. Apesar das vicissitudes e dificuldades, esta instituição foi sempre crucial no combate aos incêndios e a outros sinistros no território do Município. 

São 183 anos de abnegação e espírito de sacrifício, de dedicação, coragem e heroísmo, ao serviço da comunidade. São indivíduos que se entregaram e continuam a entregar à comunidade. Este é o primeiro trabalho sobre a história dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia a ser efetuado de forma científica e contextualizada, servindo-se de uma metodologia crítica e rigorosa, baseada em numerosas fontes manuscritas e impressas e na escassa bibliografia existente. A publicação foi desenvolvida pelo CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que reuniu uma vasta equipa de investigadores, sob a coordenação superior de Fernando de Sousa, que apresentou a obra nesta cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. 

Fazendo referência aos vários capítulos da publicação, Fernando de Sousa deixou profundos agradecimentos à equipa multidisciplinar que conduziu estes trabalhos, terminando com uma palavra especial a Eduardo Vítor Rodrigues: "tornou possível este projeto, apoiando financeiramente a sua execução, dando assim um contributo decisivo para a preservação da memória de uma das mais relevantes instituições gaienses, cuja história se cruza permanentemente com a própria história do Município”.

Por sua vez, para Eduardo Vítor Rodrigues, "esta é uma homenagem mais do que justa a todos aqueles que fazem parte da nossa história coletiva e é o momento para nos lembrarmos das nossas raízes e do que temos construído”, referiu, acrescentando que esta publicação é, por isso, "uma sistematização dos factos mais marcantes ao longo dos anos e, também, dos rostos e dos nomes de quase todos aqueles que fazem e fizeram parte deste longo trajeto”. 

A publicação aborda momentos e períodos estratégicos e importantes para a vida e a evolução desta instituição, desde a Regeneração ao período da liderança carismática do comandante Eduardo da Costa Santos; da Primeira República ao período da Ditadura Militar e Estado Novo; da Revolução de 25 de abril de 1974 às profundas alterações operadas na liderança do comandante Salvador Almeida, com a implementação de uma nova cultura baseada na disciplina e exigência e na formação técnica e física; havendo ainda espaço, claro, para o mais recente período pandémico e todos os desafios daí inerentes. O livro termina com uma transcrição integral dos mais relevantes documentos produzidos pelos Bombeiros Municipais de Gaia. 

José Luís Carneiro terminou a cerimónia, fazendo referência ao facto de Vila Nova de Gaia ser "uma terra orgulhosa do seu passado” e, por isso, este livro é "mais um exemplo do reconhecimento que o Município tem procurado dar às instituições locais (…) esta é uma autarquia voltada para o futuro, sem nunca esquecer as suas memórias”. Sendo uma publicação que agrega uma perspetiva "histórica, sociológica e organizacional” sobre o atual Batalhão de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia, o ministro reconheceu ser um documento de grande utilidade prática para o ministério que tutela.