Uma «Hora do Conto» diferente pela voz de jovens muito especiais
Notícias e Destaques 13 Jan 2023 Uma «Hora do Conto» diferente pela voz de jovens muito especiais Projeto pretende chegar a 1.750 alunos por ano, o que corresponde a um total de 5.250

A Hora do Conto «A Cigarra e a Formiga, uma Lição para a Vida» é, desde o início deste ano letivo, um momento muito especial para os jovens do projeto «Sala Simbiose» e as crianças dos jardins de infância e das escolas básicas de Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma sessão de leitura multifacetada, que promove uma leitura em conjunto, animada, musicada e digital. Nesta Hora do Conto especial, os alunos têm a possibilidade de explorar uma história inclusiva, escolher as ações das personagens e dar asas à imaginação. O projeto tem uma periodicidade semanal, percorrendo todas as escolas básicas do concelho por um período de três ano letivos.

Dinamizada pelos jovens da «Sala Simbiose» do projeto «Sim Somos Capazes», acompanhados pelo professor coordenador, cada sessão é programada para cerca de 50 alunos, com uma duração de aproximadamente 30 minutos. Pretende-se sempre que a leitura não seja solitária nem em silêncio, mas sim uma leitura animada e musicada, tanto digital como fisicamente. Os objetivos passam por fomentar o gosto pela leitura; despertar a criatividade das crianças, permitindo-lhes adquirir competências numa sociedade em constante mudança e fomentar o debate e a reflexão sobre as capacidades de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais inclusiva. Simultaneamente é dado a conhecer este projeto social, promovendo a integração e as capacidades das pessoas portadoras de deficiência, fomentando o debate e a reflexão sobre as capacidades de cada indivíduo para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Pretende-se, ainda, sensibilizar para a importância de reciclar resíduos sólidos urbanos, pelo que é sempre solicitado aos alunos um saco de embalagens vazias, como pagamento simbólico da sessão.

De realçar que o projeto «Sim, Somos Capazes», fundado em 2017 e aprovado no Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social, é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel e o Agrupamento de Escolas de Canelas. Surgiu do desafio imposto pelo final da escolaridade obrigatória dos alunos com deficiência intelectual e pretende promover a inclusão destes jovens, com idade superior a 18 anos e residentes em Gaia, que não encontram na comunidade as respostas adequadas ao seu perfil e aspirações. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia como investidor social que financia cerca de 70 mil euros do total de 231 mil necessários para a sua implementação. Deste modo, o Município de Gaia tem levado a cabo uma política de desenvolvimento social promotora de oportunidades de inclusão, desenvolvimento de capacidades e competências.

Ao longo de três anos letivos, estas sessões de leitura, desenvolvidas pela Câmara Municipal de Gaia em parceria com o «Sim, Somos Capazes», pretendem chegar a 1.750 alunos por ano, o que corresponde a um total de 5.250.