Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Todas as praias de Gaia têm «Qualidade de Ouro»
Notícias e Destaques 16 Mai 2024 Todas as praias de Gaia têm «Qualidade de Ouro» Município é o mais galardoado de todo o país
 
Vila Nova de Gaia acaba de ser distinguida com o galardão «Praia com Qualidade de Ouro» em todas as suas águas balneares, num total de 19. Ao receber esta classificação na totalidade das suas praias, o Município é o mais galardoado em todo o país.

O galardão «Praia com Qualidade de Ouro» é atribuído pela Quercus e distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas. Para receber esta classificação, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios: qualidade da água "excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022); todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados excelentes para indicadores bacterianos definidos na diretiva relativa às águas balneares; na última época balnear (2023) não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

Esta distinção vem juntar-se à conquista, uma vez mais, do pleno de praias com Bandeira Azul por Vila Nova de Gaia, que no que diz respeito a este galardão é o segundo concelho do país com mais águas balneares distinguidas.

Aguda, Canide Norte, Canide Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Granja, Lavadores, Madalena Norte, Madalena Sul, Mar e Sol, Marbelo, Miramar, S. Félix da Marinha, Salgueiros, Sãozinha, Senhor da Pedra, Valadares Norte e Valadares Sul são as praias marítimas que este ano veem hasteadas a Bandeira Azul e o galardão «Qualidade de Ouro». No caso da Bandeira Azul, também a Douro Marina foi distinguida na categoria de marinas.