Sessões de Mindfulness para pais e filhos
Notícias e Destaques 21 Mai 2024 Sessões de Mindfulness para pais e filhos Aprenderam a lidar com o stress e as emoções do dia-a-dia
Imagem da notícia
Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Família, o Programa Municipal de Apoio à Saúde Mental - Feliz(Mente) dinamizou uma série de sessões de Mindfulness para pais e filhos nas EB1's e Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos.

Estas sessões tinham como grande objetivo potenciar a harmonia familiar de uma forma lúdica com a  exploração de atividades para melhor se compreenderem uns aos outros, aprenderem ferramentas para gerir e expressar as suas emoções e desenvolverem instrumentos de resiliência.

O Mindfulness entra nestes momentos como aliado de uma parentalidade mais consciente, com tranquilidade e compaixão, quer para com os filhos, mas essencialmente para com os próprios pais. Com a consciência de que as emoções são voláteis e impermanentes, se os pais responderem com serenidade a um momento de descontrolo do seu filho, além de o ajudar, enriquecendo a sua literacia emocional, através do exemplo, com uma forma mais ajustada de lidar com as emoções, facilitam a redução da sua intensidade e a retoma mais célere aos estados de calma.

Desta forma todos (pais e filhos) aprenderam a melhor lidarem com o stress e as emoções no seu dia-a-dia.