«Ser Sem» debateu o futuro da intervenção com a população sem-abrigo
Notícias e Destaques 22 Nov 2022 «Ser Sem» debateu o futuro da intervenção com a população sem-abrigo Projeto «Integrar» foi o foco do seminário

O Município de Vila Nova de Gaia, em parceria com a Gaiurb, EM, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), desenvolve o projeto «InteGrar», destinado a acompanhar pessoas em situação de sem-abrigo do concelho. Foi neste âmbito que se realizou, a 18 de novembro, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, o seminário intitulado «SER SEM» (sem abrigo, sem casa, sem voz, sem direitos e sem apoio). O objetivo passou por lançar a reflexão e sensibilizar para as múltiplas vivências que decorrem da condição de Ser Sem e debater os desafios e o futuro da intervenção.

Com moderação de Olívia Rito, o primeiro painel fez uma reflexão em torno deste conceito de «Ser Sem», com as intervenções de Maria João Moniz (professora do ISPA), Alfredo Figueiredo Costa (diretor da Casa da Rua – D. Lopo de Almeida) e Tânia Leão (Observatório Social de Gaia). «Os desafios da intervenção: que caminho para a mudança» foi o mote para o segundo painel de debate, com moderação de Miguel Prata Gomes (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti), e intervenções de Cristina Martins (CRI Porto Central), Ana Azevedo (Gaiurb) e Paula França (Segurança Social).

A sessão terminou com a apresentação de um vídeo institucional, centrado no projeto «Integrar» e no trabalho que o Município de Gaia tem desenvolvido com a população em situação de sem-abrigo do concelho, com o testemunho pessoal e emotivo de duas pessoas que estiveram nessa situação e que hoje não têm receio de partilhar os seus percursos.