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Se as escolas não vão ao Ciência Viva, o Ciência Viva vai às escolas
Notícias e Destaques 24 Nov 2022 Se as escolas não vão ao Ciência Viva, o Ciência Viva vai às escolas Foi apresentado o projeto «Ciência Fora da Caixa»
 
O dia 24 de novembro marcou o início de uma nova etapa para o projeto Ciência Viva em Gaia: foi oficialmente apresentado o Ciência Fora da Caixa. A iniciativa procura dar aos professores das escolas básicas do 1.º ciclo do Município de Vila Nova de Gaia a possibilidade de dinamizarem diferentes atividades experimentais de acordo com a metodologia STREAM, praticada na Escola Ciência Viva. O objetivo passa por disponibilizar às escolas kits com recursos materiais passíveis de melhorar a dinâmica da aula e tornar mais atrativos alguns dos conteúdos a serem lecionados, dotando os docentes de estratégias e recursos para uma abordagem prática e experimental. O projeto dirige-se aos professores titulares do 1.º ciclo do ensino básico e às suas turmas. 
Para requisitar estes kits é necessário ser professor, no ativo, numa escola pública do 1.º ciclo do ensino básico do Município de Vila Nova de Gaia. Após concluir a requisição o professor titular de turma deverá levantar na segunda-feira o kit na Escola Ciência Viva Gaia, no Parque Biológico (Rua da Cunha s/n, Avintes) e entregar na sexta-feira. Em semanas de feriados os dias de recolha e entrega, serão definidos pela equipa da ECVG e comunicados via e-mail. As requisições dos kits não têm qualquer custo para os professores.
O professor titular de turma pode escolher os seguintes temas: Eletricidade, Magnetismo, Programação e Saída de Campo. Após a escolha de um tema, o professor preenche um inquérito, para submeter a requisição. Esta só fica concluída após uma resposta via e-mail por parte da equipa da ECVG.

Conheça os kits disponíveis 
Saída de campo
O melhor da natureza é que nunca para e, de facto, em algum lugar alguma coisa incrível está à espera para ser descoberta! 
Desde elementos vestigiais que, ao longo da sua vida, todos os animais vão deixando ficar para trás, à imensidão de artrópodes que saltam à vista num passeio pelo jardim; desde os diferentes cursos de água a explorar para conhecerem melhor as suas características, à variedade de plantas que podem descobrir consoante as estações do ano. Este kit desafia os alunos a contactar com o meio natural que os rodeia, numa perspetiva inspirada na metodologia de educação ao ar livre.
Para além de material de apoio à observação in loco, este Kit dispõe ainda de um recurso teórico e folhas de registo-tipo para as diversas atividades nele propostas.

Magnetismo
Entender como funcionam as forças que parecem surgir do nada é mais fácil com recurso a este kit de Magnetismo. 
Através dele, os alunos terão contacto com conceitos como: força magnética e campo magnético, atração e repulsão, ímanes naturais ou artificiais e ímanes permanentes ou temporários.
Neste âmbito, os alunos poderão ainda depreender a importância de elementos magnéticos, como os ímanes, essenciais ao funcionamento de uma bússola ou de um dínamo, ou até mesmo de um eletrodoméstico, por exemplo.
Como complemento aos recursos materiais essenciais para dinamizar as atividades, com a turma dividida em cinco grupos, este kit dispõe também de um recurso teórico de apoio.

Eletricidade
A exploração dos fenómenos associados à eletricidade ajuda a entender como funcionam os aparelhos elétricos.
Construir um circuito elétrico é bastante simples. Com este recurso os alunos terão a possibilidade de construir vários circuitos elétricos, com características diferentes e em segurança, pois o risco de choque é nulo (já que a corrente elétrica é reduzida, dado que são pilhas que vão alimentar os circuitos). Também vão descobrir porque se acendem, ou não, as lâmpadas e experimentar a condutividade elétrica de alguns materiais.
Para além dos materiais necessários para dinamizar as atividades com a turma distribuída por cinco grupos, há ainda um recurso teórico de apoio.

Programação
Ensinar as crianças a programar é pensar na realidade futura, pois já vivemos numa era tecnológica. 
Quando elas forem adultas, os avanços nessa área serão ainda maiores. Então, esse ensino desde a infância prepara-as para uma sociedade totalmente tecnológica, além de as incentivar a seguir nessa direção, com o intuito de se tornarem cada vez mais aptos nessa área.
De uma forma lúdica, este recurso potencia o desenvolvimento do raciocínio lógico e outras soft skills.
Para além dos três robôs – Super Doc – e dos dois robôs – Mind – da Clementoni, ainda encontram um manual de apoio com contextualização teórica e propostas de atividades, nomeadamente de introdução à programação.