Rede de equipamentos sociais do concelho será alargada
Notícias e Destaques 15 Mai 2023 Rede de equipamentos sociais do concelho será alargada No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, Gaia tem oito creches aprovadas

O alargamento das redes de creches e de lares é uma das prioridades do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Vila Nova de Gaia, no que diz respeito à resposta «creche», tem um dos maiores pacotes a nível nacional, com oito projetos aprovados, cinco do Município e três de outras instituições, nomeadamente o Centro Social e Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, o Centro Social e Paroquial São Salvador de Grijó e a Fundação Couto. Esta e outras ideias foram transmitidas numa iniciativa que decorreu a 12 de maio, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. "Temos, neste momento, um dos maiores pacotes de projetos aprovados no âmbito do PRR, concretamente para as creches. Foi um trabalho feito em tempo recorde pelo Município e pelas instituições que se envolveram. No caso de Gaia, o nosso propósito é, não tanto ter creches municipais no sentido da propriedade e da detenção, mas ter creches em que o Município é parceiro”, avançou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Num ato simbólico, nesta cerimónia foi assinado o contrato administrativo para a construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Social São Pedro de Vilar do Paraíso, um de muitos projetos que já estão em andamento. Gaia também se destaca a nível nacional pelo número de projetos aprovados no âmbito do PRR ao nível das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e da deficiência. "Para nós, isto é muito significativo. Estamos a tentar, pelos nossos meios, desafiar o mercado (capitalista e da economia social) a vir connosco ao trabalho que temos para fazer na área dos cuidados continuados. Contudo, as ERPI são uma oportunidade que não podemos perder e, nesta área, temos uma preocupação e um empenho. Não queremos desistir do que quer que seja. Aliás, o Município de Gaia já apresentou às IPSS uma proposta de financiamento plurianual para o número de anos que dura a construção de cada um dos equipamentos, cobrindo praticamente a 100% a verba remanescente do financiamento atribuído. Temos, no entanto, outro desafio. Os valores apresentados na altura estão hoje desatualizados dos valores praticados pelo mercado. Peço, por isso, à Senhora Ministra que leve este assunto consigo para encontrarmos uma solução”, apelou Eduardo Vítor Rodrigues.

Por sua vez, Ana Mendes Godinho elogiou o trabalho desenvolvido em Vila Nova de Gaia que, para a governante, é uma "inspiração” e um "recarregar de energias”. "Esta cerimónia é a prova de que é mesmo possível derrubar impossíveis. Basta pensarmos que estes projetos e candidaturas foram lançados e mobilizados em plena pandemia, para percebemos a complexidade do dia a dia de tanta gente que estava a trabalhar nos casos de emergência e a responder a quem mais precisava e que, ainda assim, nunca deixou de sonhar”, partilhou.

A cerimónia terminou no Candal, com o lançamento da primeira pedra da futura creche do Centro Social e Paroquial da Igreja do Senhor da Vera Cruz do Candal, uma infraestrutura que terá capacidade para 84 crianças há muito reivindicada e que agora vê o seu arranque oficial no terreno, num momento que contou com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda.