Notícias e Destaques 19 Dez 2018 Prémio literário Nortear foi entregue a jovem gaiense Com a obra «Ver», Sara Brandão viu o seu trabalho reconhecido

O Mosteiro de Grijó, em Vila Nova de Gaia, acolheu, a 18 de Dezembro, a entrega do IV Prémio literário Nortear, um galardão que procura "distinguir anualmente obras literárias originais, incentivar a produção literária entre a juventude galega e portuguesa e favorecer a circulação e distribuição de obras literárias entre a Galiza e Portugal, para reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios”. Este ano, na quarta edição, Sara Brandão, uma jovem gaiense de 20 anos, a frequentar a licenciatura em Design de Comunicação, viu a sua obra «Ver» reconhecida pelo júri, conquistando, assim, este prémio literário para jovens escritores. Escrito quando estava em Sófia a fazer Erasmus, este trabalho literário assume-se como um conto com "diferentes formas de ver”. Além do prémio monetário no valor de dois mil euros, a jovem terá o seu trabalho publicado.

A cerimónia de entrega de prémios, que incluiu ainda a estreia nacional da obra musical «Clementina» (composta por Fábio Videira e dirigida por Valter Palma), contou com a presença da secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O prémio, que este ano contou com a participação de cerca de 31 jovens entre os 16 e os 36 anos, é promovido pela Conselhería de Cultura da Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia – Norte de Portugal. Esta iniciativa é implementada com o apoio do programa europeu Interreg V-A España-Portugal, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.