Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Porto e Gaia apresentam candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027
Notícias e Destaques 07 Jun 2023 Porto e Gaia apresentam candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto 2027 Objetivo será desenvolver um programa completo e inovador
 
Os Municípios do Porto e de Gaia vão apresentar uma candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027, à ACES Europa, com a ambição de promover um programa completo e inovador. A cidade eleita para Capital Mundial do Desporto 2023 foi Konya, na Turquia, e no ano de 2024 será Sofia, na Bulgária. 

Porto e Gaia foram, na última década, palco de eventos desportivos de projeção internacional, com a realização de provas como a Red Bull Air Race World Championship (assistência de mais de 850 mil espectadores), o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica, o WRC Rally de Portugal – Porto Super Special Stage (assistência de 80 mil espectadores), a final four da Liga das Nações, a final da Liga dos Campeões, torneios internacionais de andebol, como o Campeonato Europeu de Andebol de sub-20,  provas de ciclismo, incluindo a Volta a Portugal, o WTT Youth Star Contender 2022 –  Torneio Internacional de Ténis de Mesa, o Longboard Pro Gaia by WSL – World Surf League, o Campeonato Europeu de Laser, o Campeonato do Mundo de Vela (Finn Gold Cup), a Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water, a Extreme XL de Enduro, a etapa internacional da Liga Pro Skate, a competição The World Battle – World Series de breaking, entre outros, o que permitiu somar experiência e conhecimento da organização de grandes eventos. 

Os dois Municípios dispõem de uma ampla oferta de programas de desenvolvimento desportivo, promovendo o desporto para todos e políticas de incentivo à prática desportiva, realizando também, regularmente, iniciativas desportivas que movem famílias em espaço público. Além disto, valorizam o desporto de formação e investem na capacitação de crianças e jovens e na promoção da atividade física em todos os escalões etários. Entre os dois, apoiam mais de 20 mil atletas federados, nas mais diversas modalidades.

O reconhecimento da importância da atividade física e do desporto são fatores determinantes para a construção de uma sociedade mais humana, inclusiva, moderna e sustentável, motivo pelo qual representam vetores estratégicos das políticas municipais que procuram acompanhar as tendências, antecipar expectativas e influenciar o estilo de vida saudável nas diversas gerações.

No Porto e em Gaia, o desporto promove os nobres valores da tolerância, do respeito pelo outro, valorizando a diferença, fomentando a igualdade de oportunidades, a inclusão e a partilha. A excelência desportiva constrói-se com bases sólidas e pilares sustentáveis. O desporto é desenvolvido em rede, fomentando a parceria com os agentes desportivos, a rede escolar, as juntas de freguesia e o movimento associativo, criando relações consistentes que conduzem a programas adaptados às necessidades das populações. Nestes dois Municípios, a coesão territorial, a inclusão, a educação para a cidadania e a criação de políticas de sustentabilidade estão intimamente ligadas com a promoção do desporto na sua mais ampla aceção. O associativismo desportivo é forte e preponderante, sendo um parceiro relevante que apoiam de forma permanente. 

Finalmente, dispõem de uma importante rede de equipamentos desportivos, nomeadamente pavilhões, piscinas, complexos desportivos, estádios, centros de alto rendimento, unidades de apoio ao alto rendimento nas escolas, ciclovias, parque urbanos e espaços verdes, campos de golfe, entre outras infraestruturas capazes de acolher competições e eventos desportivos. 

São estas razões que levam os dois Municípios a promover esta candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027.