Plano Municipal das Juventudes 2.0 em marcha
Notícias e Destaques 28 Fev 2023 Plano Municipal das Juventudes 2.0 em marcha Avaliação do impacto do PMJ é “muito positiva” e segue-se novo ciclo

Os jovens de Gaia fazem uma avaliação "muito positiva” da implementação do Plano Municipal de Juventude (PMJ), um documento tornado público em 2018 e que permitiu a concretização de uma série de políticas de juventude tomadas como de referência a nível metropolitano, nacional e internacional. A avaliação de impacto foi realizada junto de centenas de jovens do concelho e os resultados finais servem de alavanca para a construção do Plano Municipal das Juventudes 2.0.

"A avaliação de impacto serve para definirmos uma base de análise que será muito útil para melhor trabalharmos o futuro. De resto, há que perceber que as diferentes juventudes apresentam diferentes necessidades e só um trabalho amplo, não deixando ninguém para trás, poderá ser realmente valioso”, sustentou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, durante a apresentação da avaliação do impacto do PMJ.

O novo Plano Municipal das Juventudes 2.0 vai começar dentro em breve, com o início do ciclo de auscultação «Nova Voz às Juventudes» (resultante de uma bem-sucedida candidatura ao programa Erasmus +), que vai percorrer escolas e juntas de freguesia do concelho em busca de contributos e sugestões para as políticas de juventude a implementar pelo Município. O novo documento vai, à semelhança do primeiro, ser totalmente construído de acordo com os contributos dos jovens e a liderança das sessões será da responsabilidade um grupo-motor de jovens que foi devidamente capacitado para o efeito.

"O trabalho que está a ser feito em Gaia tem sido um exemplo para o país, quer na sua vertente de participação, quer na sua lógica inclusiva e agregadora. Dar voz aos jovens é contribuir de forma determinante para um país mais coeso e democrático”, destacou João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, na sua intervenção.

Já o vereador da Juventude, Elísio Pinto, destacou: "O nosso êxito representa o compromisso de toda uma equipa em torno das políticas de juventude e da necessidade contínua de aposta nos nossos jovens. Apostar em políticas de juventude é colocar, desde já, os jovens numa posição de liderança e privilegiada para fazerem a diferença por um mundo melhor e mais sustentável”.

A apresentação da avaliação de impacto por jovens gaienses e pelo consultor de juventude Carlos Santos decorreu no Auditório Municipal de Gaia e reuniu jovens, executivo municipal, diretores de agrupamentos e de escolas secundárias e profissionais, associações de Gaia, representantes de instituições metropolitanas e nacionais. O novo Plano Municipal das Juventudes – que irá traçar perspetivas atualizadas, bem como novos contributos na sequência de dois contextos imponderáveis: a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia – vai abarcar todas as juventudes do concelho.