Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Pavilhão Municipal Fernando Gomes, um equipamento há muito desejado
Notícias e Destaques 15 Abr 2024 Pavilhão Municipal Fernando Gomes, um equipamento há muito desejado Nome surge como homenagem ao futebolista que viveu em Gaia
 
Mais de duas décadas depois das primeiras promessas, o Pavilhão Municipal de Santa Marinha, batizado de Pavilhão Municipal Fernando Gomes, é agora uma realidade. O equipamento, fruto de um investimento da autarquia superior a 2,5 milhões de euros, foi inaugurado a 15 de abril, numa cerimónia que contou com a presença de Martim Gomes, filho do antigo futebolista internacional vencedor por duas vezes da Bota de Ouro, e de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, ‘casa’ de Fernando Gomes durante muitos anos. 

Este equipamento, localizado a sul da EB 2/3 de Santa Marinha, tem as condições necessárias para a prática de modalidades escolares e de alta competição, designadamente andebol, futsal, basquetebol e voleibol. Servirá o desporto escolar durante o horário letivo, dando resposta às necessidades deste estabelecimento de ensino no âmbito da formação e dos seus valores sociais, educativos, desportivos e culturais. Após o horário escolar e aos fins de semana, será utilizado pela comunidade associativa e clubes. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, "este equipamento não é mais um equipamento uma vez que obedece à lógica de construção de equipamentos que temos vindo a seguir no Município. Responde, por isso, a um duplo objetivo: primeiro, dar resposta a uma escola que, inacreditavelmente, em 2024, ainda não tinha um pavilhão a funcionar; em segundo lugar, vem dar resposta, fora do período escolar, a várias associações e é de salientar que, nesta zona, temos um conjunto de clubes que são extraordinários na capacidade de formação desportiva em múltiplas modalidades”. 

Pinto da Costa começou por saudar os jovens presentes, fazendo algumas partilhas com o público: "sinto um prazer enorme por várias razões. Por ver que Gaia está cada vez maior, mais funcional e dá cada vez mais qualidade de vida às pessoas, sobretudo aos seus jovens. Também fiquei muito feliz ao saber que o nome deste pavilhão era dado a Fernando Gomes, atleta do Futebol Clube do Porto desde jovem. Acompanhei toda a sua carreira. Fui seu amigo até ao seu último dia e continuo-o a ter presente na lista dos meus amigos, mesmo já não estando entre nós”, disse. Aos atletas que vão usufruir do equipamento, deixou uma mensagem: "sintam que aqui, ao melhorarem o vosso corpo, estão a melhorar o vosso espírito”. 

Por fim, Martim Gomes deixou uma palavra de profundo agradecimento à autarquia: "obrigado por imortalizarem desta forma o seu nome e a sua vida (…) o meu pai nasceu no Porto, mas desde os seus vinte anos até ao fim da sua vida viveu em Gaia. A sua casa em Miramar era um dos seus locais favoritos para estar com a família e amigos. Através da sua fantástica carreira no Futebol Clube do Porto inspirou, certamente, milhares de gaienses a começarem a praticar desporto. Espero que agora, com este pavilhão, inspire sempre gaienses a terem brilhantes carreiras em todos os desportos que aqui serão praticados”.