Os desafios do consumo em debate em Gaia
Notícias e Destaques 29 Mar 2023 Os desafios do consumo em debate em Gaia Encontro centrou-se no «Consumo Sustentável e Desenvolvimento da Economia Circular»
Imagem da notícia
No âmbito das comemorações dos 30 anos do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), decorreu nos dias 28 e 29 de março, no auditório do Parque Biológico de Gaia, o Encontro Nacional de Consumo, numa organização da Câmara Municipal de Gaia, em parceria com a Direção-Geral do Consumidor. Alicerçado no tema «Consumo Sustentável e Desenvolvimento da Economia Circular», este encontro dirigiu-se, sobretudo, às entidades que promovem a defesa do consumidor em Portugal e demais interessados.

A cerimónia arrancou com a assinatura da atualização do protocolo entre o Município de Gaia e a Direção Geral do Consumidor, uma parceria que está na base do trabalho desenvolvido pelo CIAC. O caminho para a sustentabilidade, a gestão sustentável da água, o direito do consumidor, a redução do desperdício alimentar, a valorização dos mercados e produtores locais, a etiqueta energética, a economia circular e as alegações ambientais em publicidade foram algumas das temáticas abordadas ao longo de dois dias de trabalho, de discussão e de partilha de boas práticas. A sessão incluiu, ainda, a apresentação de quatro casos de estudo: a Escola Oficina, a LOBA – Agência de Comunicação em parceria com a LIPOR, a SHAECO e a Ciclaveiro.

No final, os participantes tiveram, também, a oportunidade de realizar uma oficina sobre o papel dos CIAC na promoção do consumo sustentável, dividida em três grupos de trabalho, com temáticas específicas, nomeadamente: promoção do consumo sustentável em casa, promoção do consumo sustentável no trabalho e na escola e promoção do consumo sustentável na cidade.