Nova Voz às Juventude(s)
Notícias e Destaques 06 Abr 2023 Nova Voz às Juventude(s) Construção do Plano Municipal da(s) Juventude (s) 2.0 será feito com contributos dos jovens de Gaia

Está prestes a ter início o processo de construção do Plano Municipal da(s) Juventude (s) 2.0, documento que, à semelhança da primeira versão, vai ser totalmente construído de acordo com os contributos dos jovens. Para tal, foi elaborada uma candidatura Erasmus + Juventude em Ação que foi bem sucedida e que resultou no pleno financiamento do ciclo de auscultação «Nova Voz às Juventudes», cujo início está marcado para o próximo dia 15 de abril.

"São as próprias instituições europeias que o dizem: não faz qualquer sentido definirmos políticas de juventude a nível municipal sem ouvirmos em jovens. Concordamos plenamente. Em Gaia, queremos continuar na linha de frente e construir um documento simplificado, melhorado e calibrado, que defina medida concretas e inclusivas, que não deixem ninguém para trás”, esclarece Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia com o pelouro da Juventude.

As sessões de freguesia do Nova Voz às Juventudes vão realizar-se aos sábados, durante todo o dia (manhãs e tardes), nas instalações do ISLA e o calendário já está definido.
15 de abril: Mafamude e Vilar do Paraíso; Avintes, Santa Marinha e Afurada; e Oliveira do Douro;
22 de abril: Arcozelo; São Félix da Marinha; Grijó e Sermonde; Serzedo e Perosinho;
29 de abril: Canelas; Vilar de Andorinho, Sandim, Olival, Lever e Crestuma; Pedroso e Seixezelo;
06 de maio: Gulpilhares e Valadares; Canidelo; e Madalena.

As sessões vão ser facilitadas por um grupo motor criado e preparado para o efeito, bem como por técnicos do Gabinete de Juventude. Os resultados das sessões vão ser compilados num novo documento, que deverá ser publicamente apresentado até ao final do ano.

"Passaram cinco anos desde o primeiro Plano e, para além do tempo em si, o mundo enfrentou dois novos desafios à escala internacional: a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, contexto que motivou novas perspetivas para os jovens. Sem qualquer tipo de filtros, chegou a vez de ouvir todas as juventudes do concelho e de estar a altura dos seus desígnios”, salienta Elísio Pinto.
Para participar no «Nova Voz às Juventudes» os jovens devem ter entre 13-30 anos e efetiva ligação ao concelho. Em caso de dúvida, o e-mail juventude@cm-gaia.pt está à disposição.