Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Nova ponte irá chamar-se Ferreirinha
Notícias e Destaques 05 Jun 2023 Nova ponte irá chamar-se Ferreirinha Nome foi o mais votado, com 45% dos votos
A população escolheu, está decidido: a nova ponte a ligar Vila Nova de Gaia ao Porto, no âmbito da construção da Linha Rubi do metro, vai chamar-se Ferreirinha. O anúncio foi feito durante a celebração dos 135 anos do Jornal de Notícias, a 2 de junho, na Reitoria da Universidade do Porto. No final da conferência «135 anos a criar pontes», a diretora do Jornal de Notícias, Inês Cardoso, revelou que o nome que venceu a escolha pública recebeu 45% dos votos.
De acordo com o JN, o nome Ferreirinha tem "como objetivo evocar uma das figuras mais marcantes do Douro e do Vinho do Porto, Dona Antónia Adelaide Ferreira. A sua biografia revela-a como um elemento unificador, não apenas da zona Porto-Gaia (casa e caves, respetivamente), mas também de todo o Douro e da história do Douro e do Vinho do Porto”. Boa viagem, Ferreirinha, Douro, Boa passagem, União e Engenheiro Joaquim Sarmento foram os nomes propostos e colocados a votação durante um mês.
A iniciativa «Vamos dar nome à nova ponte» foi promovida pelos Municípios de Vila Nova de Gaia e do Porto, pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e pelo Jornal de Notícias. Por sua vez, a seleção dos seis nomes que estiveram em votação foi da responsabilidade dos membros da comissão de seleção, nomeadamente os historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro civil Humberto Varum e o músico Rui Veloso.
A nova ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia integra o projeto de construção da Linha Rubi do metro, cujo concurso foi lançado em maio último. Com um custo estimado de 435 milhões de euros, a obra deverá iniciar-se em novembro e estar pronta em 2026.
A segunda linha de metro entre as duas cidades poderá atingir aos 12 milhões de validações ao longo do ano, estima a Metro do Porto, de um projeto aberto também a quem a quiser atravessa a pé ou de bicicleta.
A linha Rubi ligará a Casa da Música, no Porto, a Santo Ovídio, em Gaia, inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro e do custo total de 435 milhões de euros, 299 milhões são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.