Meu Bairro, Minha Rua distinguido com Prémio Nacional de Sustentabilidade
Notícias e Destaques 08 Abr 2022 Meu Bairro, Minha Rua distinguido com Prémio Nacional de Sustentabilidade Distinção na categoria «Bem-Estar e Cidades Sustentáveis»

O projeto «Meu Bairro, Minha Rua» foi distinguido, a 8 de abril, com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria «Bem-Estar e Cidades Sustentáveis», uma iniciativa do Jornal de Negócios que visa distinguir e premiar os projetos que mais contribuem para uma sociedade mais sustentável. O júri, constituído por cerca de 60 das principais individualidades relacionadas com os temas ESG (ambiente, social e governança) em Portugal, escolheu os nomes, divididos em oito categorias. Foram atribuídos oito prémios e nove menções honrosas, num projeto que teve a Deloitte como parceira e contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O Meu Bairro, Minha Rua é um projeto da Câmara Municipal de Gaia que visa contribuir para a criação de uma nova forma de viver em comunidade, através de um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições, procurando garantir que as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos.

O quarteirão da Biblioteca Municipal acolheu em 2019 a experiência piloto deste projeto, que hoje já está em curso noutros espaços do concelho, nomeadamente: Quarteirão de Quebrantões, Quarteirão de António Sérgio, Quarteirão do Cedro, Quarteirão Senhora da Graça, Quarteirão S. João e Quarteirão do Espinheiro.  O projeto continua a fazer a diferença junto da comunidade e, por isso, estão agora em curso três novas zonas: o quarteirão da Mesquita (Avintes), o quarteirão da Granja (São Félix da Marinha) e o quarteirão das Artes (Santa Marinha). Está a decorrer, neste momento, a fase de distribuição dos questionários aos moradores, porta a porta, para que identifiquem os principais problemas destas áreas.