Notícias e Destaques 15 Set 2016 Mais de 5 milhões de euros para reabilitar escolas do concelho O executivo tem apostado fortemente na recuperação do parque escolar

Investir na educação deve ser a prioridade de qualquer governação. É um dever a cumprir. A intervenção da Câmara Municipal de Gaia nesta área tem já resultados muito claros no terreno, com a reabilitação de um sem número de escolas que se tornaram mais dignas para acolher as crianças do concelho. A aposta na reabilitação de equipamentos de proximidade, como é o caso das escolas EB1 e Jardins de Infância, tem contribuído, de forma efetiva, para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida das pessoas.

Assim, entre 2014 e 2015, o Município de Gaia investiu 2,5 milhões de euros em obras de reabilitação em 28 escolas do concelho. É de realçar a requalificação da escola básica de Lagos, em Vilar do Paraíso, que possui uma unidade de autismo e multideficiência, sendo que, neste período, o investimento mais avultado foi realizado na escola básica da Afurada de Baixo.

Em 2016, o investimento da autarquia rondou os 2,2 milhões de euros e contemplou 22 escolas, incluindo conservação de fachadas e coberturas, reabilitação do interior dos edifícios, trabalhos de manutenção e arranjos do espaço exterior, entre outros aspetos. Para 2017, estão ainda previstas algumas intervenções (Câmara Municipal de Gaia, Ministério da Educação e Fundos Comunitários), nomeadamente: EB 2,3 Teixeira Lopes (2 milhões de euros, dos quais 250 mil para retirar amianto); EB 2,3 Sophia de Mello Breyner Andresen (cerca de 2 milhões de euros) e a EB 2,3 Valadares (cerca de 2 milhões de euros).