Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Jovem de Gaia está na final do Torneio de Oratória Português
Notícias e Destaques 04 Abr 2023 Jovem de Gaia está na final do Torneio de Oratória Português Trata-se de Rafael Carvalho, da escola secundária Gaia Nascente
 
Rafael Carvalho, aluno da escola secundária Gaia Nascente, está entre os 13 jovens que vão disputar a final do Torneio de Oratória Português, no próximo dia 16 de abril, no Coliseu do Porto. Trata-se do maior desafio de oratória realizado em Portugal, organizado pela Associação Portuguesa de Oratória – Top Talks. Recorde-se que a associação realizou diversos workshops «Falar em Público» junto das escolas aderentes do ensino público português e ministrou formação a mais de 400 estudantes entre os 14 e os 16 anos de idade.

Promover a oratória escolar é um dos objetivos da Top Talks. A associação apresenta uma resposta estruturada a uma lacuna curricular através da realização do Torneio de Oratória porque acredita que quanto mais cedo a aprendizagem de oratória chegar aos cidadãos, melhor.

É objetivo da Top Talks ensinar os alunos adolescentes a falar em público com impacto e sucesso uma vez que a escola pública não contempla nos currículos o ensino de técnicas de oratória, apesar de exigir aos seus discentes tais competências. Os estudantes portugueses do ensino público não recebem de forma estruturada as muitas técnicas e ferramentas de oratória existentes e que tanto contribuem para o sucesso dos alunos aquando das apresentações de trabalhos escolares ou noutros contextos extraescolares. 

Após a realização da formação nas escolas em território nacional, foram selecionados 13 alunos finalistas que irão apresentar em público um tema livre no Coliseu do Porto na grande final. Os alunos são oriundos dos seguintes concelhos: Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Covilhã, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Tábua, Arganil, Tomar, Marco de Canaveses, Portimão e Figueira da Foz.