Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Jardins de Infância e escolas básicas dotados com 500 novos computadores
Notícias e Destaques 07 Mar 2023 Jardins de Infância e escolas básicas dotados com 500 novos computadores Objetivo passa por reforçar a excelência do ensino em contexto de sala de aula
 
As escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico e os jardins de infância de 14 agrupamentos escolares de Vila Nova de Gaia estão a ser dotados de novos computadores que serão usados em contexto escolar, reforçando, assim, os equipamentos já existentes e substituindo alguns que já se encontravam obsoletos e desatualizados. A cerimónia de assinatura dos autos de entrega dos equipamentos decorreu a 7 de março, na Biblioteca Pública Municipal de Gaia, com a presença dos representantes de todos os agrupamentos de escolas, nomeadamente: António Sérgio, Canelas, Carvalhos, Costa Matos, D. Pedro I, Diogo Macedo, Escultor António Fernandes de Sá, Gaia Nascente, Júlio Dinis, Madalena, Soares dos Reis, Sophia de Mello Breyner, Valadares e Vila d’Este. 

Filinto Lima, diretor do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos, em representação de todos os diretores, deixou uma palavra de profundo agradecimento à Câmara Municipal de Gaia por um gesto que descreveu como "demonstrativo da forma como a educação é tratada no concelho”. Com este investimento, "ganham os professores, que passam a dispor de mais um instrumento de trabalho com múltiplas potencialidades, e as crianças e os alunos que têm ao seu alcance o material necessário para enriquecerem o seu processo de ensino e aprendizagem”, salientou o diretor, que regressou ao período da pandemia, relembrando o papel fundamental que a autarquia assumiu ao disponibilizar computadores e materiais digitais para preencher lacunas existentes no ensino à distância. 

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, acredita que este é mais um investimento fundamental para garantir o futuro das crianças. "Estes são os primeiros computadores. Na verdade, em qualquer outro município do país, 500 computadores dariam para suportar todas as necessidades. Em Vila Nova de Gaia, a escala é tão grande que 500 computadores não resolvem imediatamente todos os problemas. Portanto, esta é apenas uma etapa que vai tentar dar uma primeira resposta às lacunas existentes”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues ao longo da sua intervenção. Deste modo, a primeira fase inclui a disponibilização destes equipamentos para jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, dando, ao mesmo tempo, continuidade ao compromisso de dotar todas as salas, incluindo os JI, do projeto da Escola Virtual, não com o modelo tradicional dos projetores de teto e quadros interativos, mas com projetores móveis, que podem ser deslocalizados para outros locais da escola, consoante as necessidades.

Com estas medidas, a autarquia está, assim, "a dar corpo a um esforço coletivo que nos tem colocado a todos à prova”.