Já abriu o primeiro parque temático do concelho
Notícias e Destaques 01 Jun 2023 Já abriu o primeiro parque temático do concelho «A Volta ao Mundo em 80 Dias» inspira-se na obra de Júlio Verne

O Dia Mundial da Criança ficou marcado pela abertura oficial do primeiro parque temático de Vila Nova de Gaia, inspirado no livro «A Volta ao Mundo em 80 Dias». A cerimónia começou com a leitura de alguns excertos da obra, pelos alunos da Escola Básica Manuel António Pina, Rafaela e Tomás.

O momento contou com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, que aproveitou a sua intervenção para motivar as crianças para a leitura desta obra única, esperando que, através deste parque, se sintam "suficientemente cativados para lerem o livro”, acrescentando: "estou convencido de que quem aqui vier, depois deste circuito e de perceberem as inscrições no chão, certamente vai querer ler o livro”.

Baseado no romance publicado em 1873 da autoria do escritor francês Júlio Verne, o parque temático recria alguns dos veículos de transporte utilizados na época como o gigante balão de ar quente e um avião, acrescentando-se, ainda, um baloiço. Ao longo do parque, através da interação dos visitantes e com recurso aos equipamentos e mobiliário urbano, é possível contar a história com alguns enigmas chave que transportam para a narrativa.

Este projeto integra uma rede de doze parques temáticos, cada um com a sua própria temática, que estarão localizados pelo concelho. "Espero que Gaia inspire outros Municípios a fazerem o mesmo e a seguirem este modelo”, concluiu Eduardo Vítor Rodrigues.