Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Inaugurada «A energia do 25 de Abril»
Notícias e Destaques 02 Abr 2024 Inaugurada «A energia do 25 de Abril» Escultura de Paulo Neves marca a paisagem em Santo Ovídio
 
Numa breve cerimónia realizada no dia 30 de março, foi inaugurada a escultura evocativa dos 50 anos do 25 de Abril, instalada na rotunda norte do Nó de Santo Ovídio. Da autoria de Paulo Neves, a obra de arte foi batizada de «A energia do 25 de Abril», e a sua inauguração marcou o arranque oficial das celebrações dos 50 anos desta importante data.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, esta foi "uma forma simbólica de arrancar com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Gaia, que queremos prolongadas e estruturadas, porque não se trata de um ano qualquer. Este é o ano do cinquentenário, em que municípios como Vila Nova de Gaia, que têm uma ampla tradição de combate à ditadura e de defesa da Liberdade, têm responsabilidades adicionais", defendeu. O presidente da Câmara Municipal aproveitou o momento para deixar, também, um agradecimento a Paulo Neves, "pela inspiração com que se dedicou a Vila Nova de Gaia", e explicou ainda que o objetivo deste monumento foi "marcar esta entrada na cidade com esta peça do Paulo Neves, neste cinquentenário em que importa relembrar os valores de Abril, da Democracia e da Liberdade". 

O escultor, por sua vez, lembrou o "grande desafio" que foi pensar este monumento. "O 25 de Abril tem a ver com a energia que havia na altura, com o ambiente que se criou, que eu tentei representar desta maneira", revelou Paulo Neves.