GOP + Jovem 2023
Notícias e Destaques 25 Jan 2023 GOP + Jovem 2023 Período de submissão de propostas já abriu

O Gaia Orçamento Participativo Jovem está de volta! Se tens entre 13-30 anos e nasceste, vives, trabalhas ou estudas em Gaia, podes desde já, e até 24 de março, submeter a tua proposta na plataforma gopjovem.cm-gaia.pt. Escolhe uma das áreas disponíveis: criatividade, cultura e desporto; meio ambiente e sustentabilidade; ou inovação social e idealiza uma proposta até 40 mil euros.

O GOP + Jovem "é um projeto de referência, que coloca os jovens como verdadeiros agentes de mudança do seu território. Dar voz às juventudes significa colocar os jovens como líderes inclusivos do processo, não deixando ninguém para trás”, sublinha Elísio Pinto, vereador da Juventude.

Durante o período de submissão de propostas, a equipa do Gabinete de Juventude vai percorrer o concelho para sessões de apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas. As propostas devem ser feitas em nome individual, comprometendo-se o Município a incorporar as vencedoras (duas por cada área) no orçamento para 2024.

O Gaia Orçamento Participativo Jovem tem estado em destaque a nível internacional. Em maio de 2022 foi apresentado como exemplo de boa prática de participação jovem no evento da Europe Goes Local, que se realizou na Roménia; em junho seguiu-se a apresentação na 10.ª Conferência da Intercity, que se realizou na Eslovénia; e em dezembro foi também apresentado como de referência na 21.ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa, em França "O reconhecimento é importante, mas nada que substitua o valor que o GOP + Jovem presta a todas as juventudes do concelho. Serve também como forma de auscultação permanente dos jovens e das suas prioridades, necessidades e anseios, isto numa altura em que vamos arrancar determinados para a construção de um novo Plano Municipal das Juventudes – melhorado e calibrado”, acrescenta Elísio Pinto.

De referir que, no final do processo, as propostas não vencedoras serão analisadas pelo executivo municipal e devidamente tomadas em consideração. No separador do Município, é possível consultar os projetos implementadas ou em curso.

Plataforma de submissão de propostas: gopjovem.cm-gaia.pt

Consulte o PDF